4 dicas para otimizar a gestão de pessoas em sua empresa

Por Equipe QuickBooks

2 min de leitura

A gestão de pessoas vai além de delegar atividades e cobrá-las posteriormente de sua equipe e, por isso, deve ser um ponto central para o empreendedor, não importa o tamanho de sua empresa. O gestor deve ser inspirador e simpático aos comandados, para despertar deles a vontade de trabalhar em prol de um objetivo em comum como uma equipe bem alinhada. Parece uma tarefa muito difícil, mas não se preocupe: no post de hoje, trazemos quatro dicas de gestão de pessoas para a sua empresa. Confira!

Liderança adequada

Pense nos seus amigos que ainda são empregados de alguma empresa nas impressões deles sobre suas lideranças. Um chefe que simplesmente dá ordens não é respeitado pelos subordinados, e não consegue deles resultados expressivos. O verdadeiro líder, por outro lado, inspira seu grupo, inserindo aquelas pessoas de corpo e alma nos objetivos da companhia, que passam a ser de todos.

LEIA MAIS: Saiba como administrar o salário de seus funcionários

Por isso, seja transparente com seu grupo, apontando a direção que você gostaria de dar para sua empresa. Outro ponto interessante é ter atenção na hora de selecionar sua equipe, buscando um bom time de funcionários que estará vestindo a camisa da empresa com você! Mesmo sendo uma pequena ou média empresa, busque perfis diversos que se somem aos seus objetivos de negócios.

Feedbacks na gestão de pessoas

A transparência leva a outro ponto importante na gestão de pessoas: os feedbacks. Aprenda a celebrar com sua equipe os feitos alcançados. Estimule a participação de todos não por obrigação, mas por ser um momento agradável para todos os envolvidos. Por outro lado, seja discreto e reservado na hora de dar feedback negativo, para não expor o funcionário aos colegas. Procure ser conciliador e mostrar que é possível aprender com os erros, sem humilhar e rebaixar as pessoas.

LEIA TAMBÉM: Veja 5 dicas para cobrar de clientes inadimplentes

Busca por melhorias

Peça aos seus funcionários que opinem também sobre sua gestão, para analisá-la de uma forma prática. Entenda suas demandas, pondere o que pode ser modificado e o que não pode, seja pela natureza do negócio ou pela demanda de seu cliente final. Envolva o empregado como corresponsável com o sucesso do empreendimento e escute sua opinião. Ideias como uma caixinha anônima de sugestões, bate-papos periódicos entre as áreas e ações de comunicação interna podem ser úteis para quebrar o gelo e estimular o debate com os funcionários.

Funcionários como clientes

Muitas reclamações vindas dos clientes podem ser percebidas antes por seus funcionários, que devem ser vistos como seu primeiro cliente. Estimule seus funcionários a se colocar no lugar dos clientes, experimentar produtos e serviços para que conheçam melhor e possam orientar os consumidores. Um funcionário que conhece bem seu produto vende muito melhor por ter segurança na qualidade do que oferece.

As informações podem estar resumidas e, portanto, incompletas. Este documento / informação não constitui, e não deve ser considerado um substituto para aconselhamento jurídico ou financeiro. Cada situação financeira é diferente e as informações oferecidas são gerais. Entre em contato com seus consultores financeiros ou legais para obter informações específicas sobre sua situação.

Artigos Relacionados

4 dicas para otimizar a gestão de pessoas em sua empresa

A gestão de pessoas vai além de delegar atividades e cobrá-las posteriormente…

Leia Mais

7 dicas para manter o capital de giro em empresas sazonais

Um bom controle do capital de giro é indispensável para uma gestão…

Leia Mais

Cinco maneiras de melhorar a cultura da sua empresa

por Suzanne Kearns De acordo com “O estado do ambiente de trabalho americano”, uma…

Leia Mais