6 fatores que podem desequilibrar seu fluxo de caixa

Por Equipe QuickBooks

3 min de leitura

Você sabe o quanto a gestão financeira é importante para o sucesso do negócio, não é mesmo? No entanto, alguns fatores podem desequilibrar o fluxo de caixa e bagunçar o gerenciamento das finanças. A boa notícia é que cada um desses pontos tem solução! Por isso, separamos os seis principais para você evitar e manter as contas a pagar e contas a receber em dia. Confira!

  • Deixar de acompanhar o fluxo de caixa diariamente

O primeiro fator que desiquilibra o fluxo de caixa é não o monitorar todos os dias. Fazer da gestão financeira uma fonte confiável para boas decisões demanda atualizações constantes. Assim, você não perde o controle preciso de quanto vai receber, quanto tem para pagar e como andam os seus lucros. E com esse domínio, fica mais fácil de pensar em estratégias cada vez melhores para a empresa.

Leia também: Saiba como fazer o fechamento de caixa corretamente

  • Gastar mais do que você ganha

Outra fonte de desequilíbrio é não controlar as despesas e, assim, ter mais gastos do que ganhos. Geralmente, quando as contas a pagar ultrapassam as contas a receber, além de juros do crédito especial, você corre o risco de acumular dívidas e transformar um pequeno débito em um rombo no orçamento. A dica é fugir disso com o monitoramento dos custos e, sempre que necessário, redução de despesas que não são essenciais.

  • Fazer promoção sem planejamento

Antes de baixar os preços, é preciso conferir se o lucro não vai diminuir a ponto de afetar o fluxo de caixa. A sugestão é calcular quanto você ganharia vendendo mais unidades por preços menores e verificar se esse montante vai ser o suficiente para garantir uma boa receita no fim do mês.

  • Vendas abaixo do esperado

Quando, por algum motivo, as vendas diminuem, é preciso preparar seu fluxo de caixa para um possível impacto. Afinal, vender menos do que você precisa para bater a meta pode afetar a compatibilidade entre contas a receber e pagar. Controlar o fluxo de caixa com precisão pode ajudar a bolar um plano B com agilidade para dar a volta por cima em cenários mais hostis. Além disso, com as contas em ordem, você tem tempo e ânimo para pensar em uma estratégia bacana para aumentar as vendas e se recuperar.

Leia também: Como escolher um sistema de controle financeiro online

  • Pouco controle de estoque

Ficar de olho no estoque é essencial para não ter surpresas que afetam o equilíbrio do seu fluxo de caixa. Quando a sua demanda cresce e o seu estoque não acompanha, por exemplo, você perde vendas, oportunidades de negócio no futuro e diminui margens de lucro – já que, para suprir a urgência, pode pagar preços mais altos pelos itens que precisa arranjar para o cliente. Por outro lado, com um estoque cheio e incompatível com a demanda, é possível perder dinheiro por causa do desperdício.

A dica, portanto, é monitorar o estoque – e manter o radar ligado no fluxo de caixa pode ajudar nessa missão, já que a movimentação financeira aponta quais são as épocas de mais vendas, por exemplo.

  • Usar uma ferramenta muito complicada

Para fazer o controle do seu fluxo de caixa, é bem importante contar com uma ferramenta confiável e fácil de usar. Isso porque, quando você utiliza um programa muito complexo, é comum fazer lançamentos financeiros em campos inadequados e deixar valores passarem despercebidos. Por isso, a nossa sugestão é utilizar sistemas simples e que permitam organização com praticidade e clareza para visualizar as informações.

E para ajudar nessa, temos uma dica especial: o fluxo de caixa do QuickBooks ZeroPaper. Com ele, você só precisa colocar os valores nos lugares indicados e, com apenas alguns cliques, vê como estão todas as suas despesas e receitas. Tudo superfácil e gratuito!

 

As informações podem estar resumidas e, portanto, incompletas. Este documento / informação não constitui, e não deve ser considerado um substituto para aconselhamento jurídico ou financeiro. Cada situação financeira é diferente e as informações oferecidas são gerais. Entre em contato com seus consultores financeiros ou legais para obter informações específicas sobre sua situação.

Artigos Relacionados

Qual o papel do fluxo de caixa no planejamento financeiro?

Gerir as questões financeiras com excelência é algo fundamental para que um…

Leia Mais

4 motivos para ter atenção ao Fluxo de Caixa

Além de estar totalmente relacionado ao funcionamento diário da empresa, o fluxo…

Leia Mais

Fluxo de caixa: veja como preparar um demonstrativo

É possível comparar o fluxo de caixa da sua empresa ao movimento…

Leia Mais