Como abrir um negócio de sucesso mesmo durante a crise?

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

As boas ideias nunca têm hora para chegar. E mesmo que apareçam em época de crise econômica, como agora, o mais inteligente a ser feito é não esperar. Esta é, aliás, a primeira lição dos grandes empreendedores: é na crise que surgem as oportunidades.

A lógica é simples. Os períodos de recessão e adversidade fazem nascer novas necessidades nos consumidores e, portanto, novos negócios para atender essa brecha. Quem souber identificar oportunidades onde ninguém mais conseguir certamente terá sucesso. Afinal, apostar em um empreendimento novo sempre será um risco, com crise ou sem crise.

A seguir, daremos algumas dicas para motivá-lo a colocar suas ideias em prática e abrir um negócio agora mesmo, sem esperar pelo fim da crise. Confira:

  • Faça um estudo de mercado para saber a viabilidade da sua ideia

Para alcançar o sucesso, o negócio precisa sair da mesmice. Afinal, a maioria das empresas em atividade no mercado oferece os mesmos serviços e produtos aos consumidores. E mais: fazem isso exatamente da mesma forma. Portanto, para dar certo, você primeiro precisa ter a certeza de que a sua ideia é inovadora e diferente de tudo que já existe.

Isso pode ser verificado por meio de um estudo de mercado e da análise dos possíveis concorrentes diretos com os quais a sua empresa irá disputar os consumidores: o que, exatamente, eles oferecem aos clientes e de que forma fazem isso? Nesse sentido, o ideal é que o seu negócio vá além ou tenha algum diferencial que o faça ser único em meio a um mercado saturado.

Se você não tem muita intimidade com a área em que pretende empreender, é imprescindível que providencie uma capacitação técnica para verificar as possibilidades que se abrem à sua frente, mesmo que não seja você que colocará diretamente a mão na massa.

  • Fique de olho nos segmentos que estão sempre aquecidos

Alguns tipos de produtos e serviços nunca perdem o interesse do público, mesmo na crise. São empresas que se destacam pelo simples segmento em que atuam, indo na contramão das expectativas. Alguns casos são:

Área financeira

A recessão resulta em dificuldade de crédito e salário insuficiente, o que leva as pessoas a buscar ajuda de especialistas para dar conta de guardar dinheiro até o fim do mês. Elas querem, por exemplo, dicas das melhores aplicações e investimentos para obter maior rentabilidade e encontrar formas de evitar gastos e despesas desnecessárias.

Área de serviços

Depois de ganhar espaço e consumir muito móveis e bens, a classe C está estabilizada, sem condições de adquirir novos produtos e em busca de reparos que deem conta de fazer a manutenção daquilo que foi comprado anteriormente. Trata-se de um segmento que está sempre em alta.

  • Elabore um planejamento que ajude a firmar a empresa no mercado

Se você pretende se aventurar pelo sonho de ter um negócio próprio, saiba antes de tudo que nenhuma empresa consegue alcançar o sucesso sem contar com um planejamento administrativo completo feito ainda antes de abrir as portas. Você deve acompanhar de perto as atuais necessidades do mercado e definir o tipo e a relevância do problema que irá resolver: por que as pessoas precisam do serviço ou produto que vou oferecer?

Esse planejamento não só define os detalhes de onde começar, qual caminho tomar e aonde se quer chegar, como também investiga minuciosamente o público-alvo a ser atingido e a imagem que deverá ser construída perante o mercado.

Mas atenção: embora antecipado, esse plano não pode ser rígido. Ele precisa acompanhar as transformações e evoluções constantes do mercado, que fazem com que os produtos e serviços sejam cada vez mais temporários. Nesse sentido, só há uma regra para guiar a sobrevivência do negócio: a criatividade.

Não tenha medo de apostar suas fichas em uma ideia inovadora e ousada para abrir um negócio de sucesso em períodos de recessão, porque é exatamente isso que irá diferenciar você do seu concorrente. Quem tiver uma boa ideia, com uma boa solução dos problemas atuais, certamente alcançará sucesso, independentemente da crise.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados

Crescimento sustentável: veja como desenvolver sua empresa

Quem tem filhos sabe como é bonito observar o crescimento de uma…

Leia Mais

Dicas para saber se você tem o perfil de empreendedor

O sonho do negócio próprio é comum a muitos brasileiros. A vontade…

Leia Mais

Abrir empresa ou comprar franquia: qual a melhor opção para você?

Abrir uma empresa ou comprar uma franquia é a dúvida que milhares…

Leia Mais