Simples Nacional: quem pode participar?

por Equipe QuickBooks

1 minutos de leitura

Criado para facilitar a vida dos empreendedores de micro e pequenas empresas, o Simples Nacional oferece para seus participantes a vantagem de pagar em um único boleto os oito impostos que precisam ser quitados. E mais: o Supersimples, como também é chamado, diminui cerca de 40% da carga tributária. Veja abaixo um rápido jogo de perguntas e respostas que preparamos para ajudar a esclarecer suas dúvidas.

Quem pode participar do Simples Nacional?

  • Micro e pequenas empresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que tenham suas atividades listadas na tabela do Simples Nacional.
  • ME e EPP que não tenham dívidas em aberto com o governo federal, seja débito, negociação ou parcelamento.
  • Empresas que tenham faturamento anual dentro do que é permitido para participação no programa. Veja aqui quais são os limites do Simples Nacional para poder enquadrar seu negócio.

Como faço para solicitar participação?

Se você tem uma iniciativa que conta com todos os requisitos que listamos e, claro, quiser participar e contar com as vantagens do Supersimples, é só ficar de olho no site do Simples Nacional. Lá, são publicados os prazos para o enquadramento no programa, que acontecem sempre no mês de janeiro.

Quais são as mudanças que aconteceram no Simples Nacional?

Com a universalização do Supersimples, o critério para que um negócio seja enquadrado no programa passou a ser seu faturamento e, não mais, a categoria da qual pertence. Para conferir quais são os limites para participar, acesse o conteúdo em que falamos sobre as mudanças do Simples Nacional.

Artigos Relacionados