Como emitir nota fiscal de serviço no QuickBooks ZeroPaper

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Com o novo recurso de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para a cidade de São Paulo, ficou muito fácil emitir sua NF-e de serviços no QuickBooks ZeroPaper. Neste tutorial, mostraremos como configurar esse recurso e usá-lo para emitir suas notas.

Lembrando que as versões grátis, Prata e Ouro do QuickBooks ZeroPaper fornecem a emissão de três notas de teste. No plano Diamante, a emissão de NF-e é ilimitada. O recurso de Nota Fiscal Eletrônica de serviços está disponível para as cidades de São Paulo e Brasília.

Passo 1 – Determinar a cidade

O primeiro passo é certificar-se de que, no cadastro de sua empresa no QuickBooks ZeroPaper, a cidade cadastrada seja São Paulo. Para fazer isso, clique no ícone de engrenagem na parte superior da tela e depois em Minhas Empresas. Na tela seguinte, escolha o estado de São Paulo e a cidade de São Paulo.

Passo 2 – Escolher atividade

Com a cidade de São Paulo configurada, o ícone de Notas Fiscais aparecerá no menu lateral da esquerda. Clique nele para iniciar o assistente de configuração da NF-e. Na tela seguinte, clique no botão Configurar a emissão de NF-e.

Na primeira tela, você deve confirmar que é um prestador de serviços e que não comercializa produtos, já que o novo recurso de emissão de NF-e é válido apenas paras notas fiscais de serviços. Na última questão, informe o regime tributário de sua empresa e clique em Continuar.

Passo 3 – Certificado digital

Na tela seguinte você deve fazer o upload do arquivo de seu certificado digital, exigido para a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. O certificado digital é obrigatório para a emissão de NF-e no Brasil. Portanto, caso não tenha um, é necessário obtê-lo para continuar o processo.

Certificado Digital é necessário para emitir NF-eClique no botão verde para selecionar o arquivo. Nas caixas da direita, digite a senha relativa ao seu certificado e confirme.

Clique em Fazer Upload para fazer a transferência do certificado para o QuickBooks ZeroPaper.

Vale ressaltar que é necessário fazer o upload do certificado digital apenas uma vez.

Passo 4 – Seleção da atividade econômica

Na tela seguinte, é necessário selecionar a atividade econômica da sua empresa, que deve ser a mesma do registro da companhia na Prefeitura. Caso precise de ajuda, o melhor a fazer é consultar seu contador para selecionar as opções adequadas. Após selecionar as atividades, clique em continuar.

Passo 5 – Dados da NF-e

Nesta tela é necessário informar os dados da empresa que serão inseridos na NF-e, no caso, CNPJ e Inscrição Municipal. Ainda nesta tela o QuickBooks ZeroPaper pergunta se você já emitiu alguma NF-e em algum outro software.

Caso já tenha emitido, informe o número da última nota emitida. Caso contrário, o QuickBooks ZeroPaper começará com o número 1 para a primeira nota emitida.

Concluindo este passo, a configuração da NF-e está terminada. Agora você já pode emitir suas NF-e de serviço no QuickBooks ZeroPaper!

Em seguida, veremos como fazer isso.

Passo 6 – Emissão

Tela de emissão de NF-e no ZeroPaperEmitir uma NF-e é muito fácil. Para emitir uma NF-e a partir de um recebimento cadastrado no QuickBooks ZeroPaper, vá até a tela de recebimentos e clique com o botão direito no recebimento desejado. Em seguida, escolha a opção Emitir/visualizar Nota Fiscal.

Na tela seguinte, você preenche os dados da empresa que pagará pelo serviço, incluindo CNPJ e Inscrição Municipal válidas.

Na segunda área do formulário, você deve escolher a atividade do serviço de sua empresa relacionado à nota (informada previamente no passo 4), o valor do serviço e a opção mais adequada para recolhimento de ISS e tributação.

Com essas opções marcadas, clique em Gerar Nota. O QuickBooks ZeroPaper acessa o sistema da Prefeitura e a nota é gerada. Note que o QuickBooks ZeroPaper já dá a opção para o que o usuário envie a nota por e-mail ou baixe o arquivo XML correspondente.

 

Artigos Relacionados

Como os smartphones mudam a forma de fazer negócios

Artigo escrito por Andrew Short Os smartphones infiltraram quase todos os aspectos…

Leia Mais

5 aplicativos essenciais para organizar sua empresa

A tecnologia pode ser considerada uma das principais aliadas do empreendedor moderno.…

Leia Mais

Conheça os 4 tipos de de Nota Fiscal Eletrônica

O mundo vive uma forte tendência de modernizar os seus processos e…

Leia Mais