Segredos para fazer um planejamento financeiro eficiente

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Profissionais liberais, pequenos e micro empresários e até mesmo profissionais autônomos têm muito a se beneficiar de um planejamento financeiro minucioso e eficiente. Mas como elaborar um planejamento desses? Muitas pessoas e empresas até chegam a esboçar metas e objetivos financeiros, mas acabam se perdendo quando têm que colocar em prática os compromissos assumidos. Isso pode acarretar diversos problemas, como endividamento, incapacidade de fazer novos investimentos, entre outros. Pensando nisso, reunimos os principais segredos que você deve ter em mente para fazer um planejamento financeiro eficiente. Confira!

Defina metas e objetivos claros

Esse é o primeiro passo para elaborar um planejamento financeiro eficiente e coerente. Onde sua empresa pretende chegar? Quais são seus objetivos financeiros? Para responder essas perguntas, trace metas e objetivos claros para sua empresa. O segundo passo é saber como atingir esses objetivos.

Planeje também a médio e a curto prazo

Não planeje apenas o mês seguinte de seus negócios. Todo empreendedor deve ter uma visão abrangente de médio e de longo prazo para sua empresa. É imprescindível que as metas considerem semestres e anos seguintes, para que as decisões de hoje sejam relacionadas aos rendimentos do futuro.

Respeite o orçamento!

De nada adianta listar todas as suas despesas, considerar todos os rendimentos e prever os meses seguintes, se o orçamento não for respeitado. É preciso cumprir à risca as diretrizes orçamentárias, exceto no caso de emergências ou de situações adversas.

Cuidado ao tomar empréstimos

Quais cuidados você toma ao pegar empréstimos? Nessas horas, não basta saber a taxa de juros; é preciso verificar outras questões, como o tempo de pagamento, as multas em caso de inadimplência, o valor final do pagamento após a conclusão das prestações. Busque empréstimos somente nas hipóteses de investimentos que vão proporcionar mais rendimentos para seus negócios. Pense em como será possível pagar o empréstimo no futuro. Essas questões são fundamentais para que seu planejamento financeiro seja eficiente, sem surpresas e cumprido à risca.

Não deixe de poupar

Poupe sempre, ainda que pouco! Não importa se sua empresa está em crise, nem se seus negócios passam por um momento de expansão. É sempre importante que você poupe e crie um fundo de emergência. Nunca se sabe quais flutuações o mercado pode ter no futuro, então é essencial se prevenir.

Negocie com fornecedores e outros parceiros comerciais

Essa é uma ótima forma de “dar uma folga” ao planejamento financeiro de sua empresa. Essa negociação pode ocorrer de várias formas, seja por meio de prazos mais longos para pagamento, seja para descontos nos casos de compras maiores. Ao negociar preços de matérias-primas, serviços e outros produtos para sua empresa, você economiza e tem mais liberdade para alocar ativos para outras áreas de seus negócios.

Gerencie suas dívidas

As dívidas devem ser pagáveis! De nada adianta tomar empréstimos, pagar prestações e negociar juros se a manutenção de seus negócios está se tornando inviável. É preciso manter as atividades essenciais da empresa e honrar os compromissos. Mas, caso você esteja em uma bola de neve de dívidas, é hora de sentar-se com seus credores e renegociar: juros, prazos de pagamento, redução de valores. Tudo isso deve ser revisto e considerado pelo planejamento financeiro.

Essas são as principais recomendações que você deve seguir para manter um planejamento financeiro eficiente. Deixe aqui suas dúvidas e sugestões!  

Artigos Relacionados