Planejando para o novo ano

por Equipe QuickBooks

1 minutos de leitura

O fim do ano é uma época de balanço para as empresas, de olhar para trás e rever acertos e erros. Também é uma época para planejar-se, de analisar todas as necessidades da empresa e as melhores alternativas para como e quando resolvê-las.Novas aquisições, contratações, estratégias e campanhas para o ano seguinte devem ser pensadas ainda no ano corrente.

É claro que imprevistos acontecem e demandam a capacidade de improvisar e inovar do empresário. Um planejamento financeiro bem feito, no entanto, evita que estes imprevistos afetem o caixa da empresa a ponto de deixa-la sem recursos. Afinal, é muito difícil improvisar e inovar sem dinheiro.

Todo empresário deve saber a quantidade de recursos necessária para a simples manutenção da empresa (capital de giro); isto ajuda o usuário a manter um cenário de sobrevivência e ter dinheiro guardado para uma época de negócios escassos.

Esse tipo de cenário, no entanto, não permite o crescimento da empresa, deve ser evitado e, quando a empresa cai nessa situação, é preciso rever todos os gastos e ver onde é possível economizar.

É claro que preferimos um cenário melhor, em que a empresa pode contratar, comprar novos equipamentos e pensar em expandir os negócios. Isso, claro, merece ser feito depois que a empresa já consegue poupar e se proteger financeiramente.

Mesmo que o planejamento seja feito, sempre merece ser revisado. Fatores externos, como o aumento do salário mínimo, ajustes fiscais, entre outros, influenciam bastante no caixa da empresa.

Um bom planejamento financeiro salvaguarda todos os demais planejamentos da empresa. Esteja sempre atento às despesas, receitas e o fluxo de caixa da sua empresa.

Você pode visualizar estes dados facilmente com o QuickBooks ZeroPaper, além de poder gerenciar de maneira simples as finanças da sua empresa. Faça sua conta e faça com que 2013 seja o começo da gestão empresarial inteligente da sua empresa!

Artigos Relacionados