Planejamento orçamentário: veja como criar e utilizá-lo para redução de custos

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Gerenciar os custos de uma empresa vai muito além dos números. A correta administração do orçamento ajuda uma empresa a crescer e se preparar para o futuro, desenvolvendo seu negócio.

Investir no gerenciamento financeiro pode fazer com que sua empresa se antecipe aos problemas, reduzindo ao máximo o risco de maiores complicações. As práticas de planejamento orçamentário são capazes de colaborar para que você reduza seus gastos empresariais.

Deseja saber como reduzir seus gastos utilizando o planejamento orçamentário? Dê uma olhada nas dicas a seguir.

  • Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a primeira coisa que você deve fazer para controlar e planejar as finanças de sua empresa. O fluxo de caixa nada mais é do que o dinheiro que entre e o dinheiro que sai, ou seja, toda a movimentação financeira de sua empresa.

Simples, e fácil de ser realizado ele irá te ajudar a ter ciência dos gastos da empresa, bem como organizá-los de forma que você possa identificar quais despesas são essenciais e quais são desnecessárias. É válido ainda buscar por programas financeiros online para te auxiliar nesses novos hábitos.

  • Impostos

Após a realização do fluxo de caixa de sua empresa você pode se planejar para pagar todas suas contas em dia. É importantíssimo lembrar dos impostos que devem ser pagos, uma vez que eles são despesas, em sua maioria, anuais e que podem cair no esquecimento (mesmo grande parte serem do início do ano), ocasionando alguns problemas.

Uma ideia que pode ajudar a redução de custos na sua empresa é conversar com seu contador, buscando mais informações sobre os impostos que incidem sobre pequenas empresas. Ser um optante do Simples Nacional (Regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de pequeno porte) é um bom exemplo de como reduzir custos através de readequação dos impostos.

  • Gestão de pessoas

Pensar em redução de custos é quase sinônimo de demissões, mas nem sempre essa medida é eficaz. Trabalhar com gestão de pessoas pode trazer resultados mais significativos para seu negócio.

Condutas de gestão de pessoas podem aumentar a produtividade dos seus funcionários, interferindo diretamente na sua produção. Além disso, valorizar os profissionais faz com que diminuam o número de atestados médicos e reduza a quantidade de acidentes de trabalho. Uma ideia para reconhecer seus funcionários pode ser a criação de um banco de horas e um plano de cargos e salários, por exemplo!

  • Fundo de reserva

Agora que você já consegue fazer o controle financeiro de sua empresa é legal que você crie um fundo de reservas. Imprevistos acontecem, e nem sempre conseguimos evitá-los com antecedência. Para que você não seja surpreendido e entre em apuros por causa deles, a criação do fundo de reservas é interessante.

Fundo de reserva é comumente utilizado em condomínios residenciais, mas você pode aplicá-lo para sua empresa. Ele se baseia em juntar dinheiro em uma conta diferente da normalmente utilizada, com a finalidade de utilizar esse dinheiro em situações inesperadas, fazendo com que a empresa honre seus compromissos. Dessa maneira, você estará reduzindo gastos, pois se não dispor dessa reserva você precisará realizar o pagamento das dívidas de alguma maneira.

  • Planejamento orçamentário

A medida que você for utilizando práticas de planejamento orçamentário em sua empresa você se tornará mais um fã dessa metodologia. Além de controlar todos seus gastos, permitindo que você saiba onde está gastando seu dinheiro, ele facilita delegar funções te deixando com tempo disponível para trabalhar em questões que envolvem o desenvolvimento do seu negócio.

Deve ressaltar que, utilizando plataformas online torna-se mais fácil ensinar seus funcionários a fazer o trabalho certo, evitando retrabalhos e fornecendo relatórios com informações valiosas para que você consiga realizar o planejamento empresarial. Essas plataformas permitem ainda que você defina o que cada colaborador vai ter acesso de acordo com a função de cada um deles.

Gerir os custos de uma empresa é um fator primordial para o sucesso do seu negócio. Invista no planejamento orçamentário, planeje o futuro da sua empresa e ganhe mercado. Depende só de você, não perca essa oportunidade.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.

 

Artigos Relacionados

7 erros que devem ser evitados ao montar um negócio em casa

Administrar uma empresa em casa oferece muitas vantagens para os empreendedores, como…

Leia Mais

Como planejar um retiro de negócios

por Jaimy Ford Às vezes, para sair da rotina e realmente repensar seu planejamento…

Leia Mais

4 dicas de contabilidade para iniciantes

Você morre de medo só de pensar em gerenciar seus próprios livros…

Leia Mais