Pró-labore: o que é e quem tem direito

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Assim como os funcionários registrados recebem salário, os donos ou sócios de empresas podem receber uma remuneração fixa pelo trabalho realizado no mês. E essa remuneração é o pró-labore.

Mas, apesar da simplicidade do conceito, para compreender de verdade essa forma de gestão financeira, é necessário estar atento a algumas particularidades. Por isso, separamos os pontos mais importantes para tirar todas as suas dúvidas sobre pró-labore. Vamos lá?

Detalhando o que é pró-labore

Como vimos, o pró-labore é a remuneração dos sócios da empresa e é referente ao trabalho exercido por eles. Esse valor fica oficializado no contrato social e é decidido entre os próprios donos – geralmente, equivale ao que seria pago de salário para um funcionário do setor.

Sobre o pró-labore não incidem as obrigações trabalhistas da CLT, como 13º e FGTS. Ele tem uma tributação própria que varia de acordo com o regime da empresa – Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, por exemplo. Em regra, são retidos 11% de INSS, mas a taxa pode ser maior.

Leia também: saiba tudo sobre o conceito do pró-labore

Quem tem direito ao pró-labore?

Os sócios administradores, isto é, aqueles que, além de terem investido dinheiro na criação do negócio, também exercem alguma atividade nele. Portanto, esses sócios podem ganhar o pró-labore além da divisão dos lucros e dos juros sobre o capital investido. Já aqueles que só investiram, mas não trabalham no dia a dia da empresa, não o recebem.

Por que o pró-labore é importante?

É bastante comum que empreendedores retirem dinheiro do caixa para pagar suas contas pessoais, misturando o orçamento de casa com o do negócio. E aí mora o perigo. Porque quando não se define o valor do pró-labore, o empreendedor corre o risco de perder o controle financeiro e provocar um rombo no orçamento da empresa por retirar dele o dinheiro para atender necessidades pessoais.

Manter o controle de caixa em dia e as contas separadas ajuda a garantir a saúde financeira, o fluxo de caixa e o sucesso da sua empresa. E o pró-labore é um grande aliado nessa missão. Uma dica legal para gerenciar esses números é contar com o apoio de serviços gratuitos, seguros e funcionais, como os de fluxo de caixa e de relatórios financeiros do QuickBooks ZeroPaper.

Artigos Relacionados

Conheça as diferenças entre pró-labore e salário

Apesar do pró-labore ser entendido como o salário dos donos e sócios…

Leia Mais

Divisão de lucro em pequenas empresas: veja como fazer

A divisão de lucro em pequenas empresas pode provocar sérias discussões entre…

Leia Mais

Como otimizar a gestão financeira em pequenas empresas?

Para uma empresa se tornar um sucesso em seu segmento, é necessário…

Leia Mais