O que é margem de lucro e como calcular

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Lucro e margem de lucro são coisas diferentes que acabam confundindo muitos empreendedores no dia a dia. O primeiro, e mais conhecido, é o valor que você recebe de suas vendas, descontando os custos com a produção e comercialização do produto. Já o segundo é um valor encaixado no preço de venda cada produto. A margem de lucro é a porcentagem de lucro sobre as suas vendas.

Leia também: 5 etapas para estimar o seu potencial de lucro.

Como calcular a margem de lucro 

Para fazer o cálculo da porcentagem que sua empresa ganha sobre todas as suas vendas, você precisa usar a seguinte fórmula de divisão e multiplicação:

Lucro / Receita = A

A x 100 = margem de lucro

Outra fórmula que também pode ser usada é quando você precisa calcular a margem de lucro de cada produto ou serviço. Veja abaixo:

Preço de venda do produto – total de custos operacionais = margem de lucro individual

Também é importante considerar: mercado, concorrência e, claro, a aceitação do público. São esses os fatores que fazem cada empresa ter sua própria margem de lucro. Quanto maior for essa porcentagem, maior a lucratividade. Por isso, tenha cuidado para não confundir os dois conceitos.

Veja 4 dicas de vendas imperdíveis para aumentar o lucro da sua empresa.

Por que calcular a margem de lucro? 

O cálculo da margem de lucro ajuda a avaliar se você recebeu retorno positivo em relação ao valor que investiu no negócio. É também com ela que você vai poder pensar em estratégias para alcançar sucesso nas vendas, avaliar se um produto é ou não lucrativo e ainda manter o plano de contas em dia.

E como a fórmula inclui a divisão do lucro pela receita, saber qual é a margem de lucro do seu negócio também é importante para fazer a precificação certa para os seus produtos ou serviços. Afinal, se você vende muito um produto que tem pouca margem de lucro pode estar perdendo dinheiro.

Dicas para acertar na margem de lucro

Para fazer o cálculo da porcentagem sobre suas vendas e, então, embutir esse valor em seus produtos, lembre-se de considerar o preço que o mercado está disposto a pagar e não apenas o que você gostaria de receber. E, também, incluir nos custos operacionais envolvidos os custos fixos e os custos variáveis.

O que fazer se a margem de lucro for negativa?

Nesse caso, para deixar de enfrentar prejuízos é preciso rever os custos da empresa e da produção do produto ou serviço para fazer o cálculo.

Para fazer o controle financeiro do seu negócio conte com o apoio da ferramenta gratuita e segura QuickBooks ZeroPaper!

Artigos Relacionados

Aprenda a aumentar a margem de lucro do seu negócio

Ter uma margem de lucro correta nos produtos é muito importante para…

Leia Mais

Lucratividade x rentabilidade: entenda as diferenças

Rentabilidade e lucratividade possuem conceitos distintos que precisam estar bem definidos para…

Leia Mais

5 etapas para estimar o seu potencial de lucro

Uma das chaves para uma empresa duradoura é o lucro sustentável. Porém,…

Leia Mais