5 erros que você deve evitar na gestão do seu negócio

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Artigo escrito por Andrew Short

Gerir um pequeno negócio é um grande desafio, pois exige que você trabalhe por longas horas, administre funcionários e, ainda, fique de olho na contabilidade. De fato, metade de todas as pequenas empresas fracassam na tentativa de sobreviver nos dois primeiros anos de operação, devido a resoluções administrativas ruins. Evitando essas cinco armadilhas recorrentes, você poderá se preparar para o sucesso continuo.

1 – Não misture despesas pessoais com os gastos da empresa

Dizem que não se deve misturar trabalho e prazer – e isso também deve valer para as suas finanças. É essencial manter todas as despesas pessoais separadas dos gastos de sua empresa, pois isso lhe permite rastrear lucros e perdas com facilidade. Desde o início, tenha uma contas corrente empresarial separada. Isso também torna a preparação do seu Imposto de Renda um processo muito mais rápido e preciso, pois não será necessário perder horas tentando lembrar quais compras eram para você e quais eram para o seu negócio.

LEIA TAMBÉM: 8 dicas para abrir um negócio gastando pouco

2 – Livre-se da contabilidade na ponta do lápis

Para sobreviver e prosperar, microempresários devem fazer da gestão financeira uma prioridade principal. Muitas vezes, empresas utilizam métodos manuais e demorados, e acabam afogadas em pilhas de papel.

Softwares de gestão financeira para pequenos negócios, como QuickBooks, Zero Paper ou QuickBooks, são plataformas amplas que permitem monitorar fluxo de caixa, gerenciar estoques, registrar despesas e emitir notas fiscais eletrônicas em uma única interface.

Ao utilizar soluções tecnológicas adequadas, você pode garantir o crescimento de sua microempresa e também se preparar para qualquer estrangulamento financeiro ou dificuldades.

3 – Não ignore os detalhes

O empresário de sucesso Richard Branson diz que abrir um negócio é como pintar: “Você tem uma tela em branco, você está preenchendo a tela e tentando acertar cada pequeno detalhe“.

O magnata da Virgin recomenda que sempre carregue um caderno com você, para que possa anotar observações sobre seu negócio. Por exemplo, quando Branson voa pela sua companhia aérea, ele nota todos os aspectos dessa experiência – bons e ruins – e os usa para distribuir elogios e, mais importante, fazer melhorias.

LEIA TAMBÉM: 5 erros de planejamento empresarial que você deve evitar

4 – Evite microgerenciar

Uma característica comum a muitos microempreendedores é a obsessão em querer fazer tudo – também conhecida como microgerenciar tarefas. Isso vem da crença de que ninguém mais é capaz de executar a tarefa em questão do jeito certo. Aprenda a delegar funções a seus funcionários, isso vai lhe deixar livre para focar em estratégias de perspectiva geral, bem como lidar com clientes importantes. Isso também aumenta a motivação da equipe, promovendo maior satisfação profissional, performance e proatividade do seu time.

5 – Não empregue parentes ou amigos

Evite a tentação de empregar um membro da família ou amigos, pois isso pode acabar mal. Um dos riscos é que eles podem adotar, mentalmente, uma posição privilegiada, e, por causa do relacionamento que tem com você, permitem-se chegar atrasados no trabalho, delegar tarefas que não gostam de fazer ou ter baixa produtividade. Esse comportamento enfraquece seu status como chefe e pode, além disso, irritar outros funcionários e acarretar em fraca moral. Ainda pior, é difícil repreender um amigo ou parente. Nosso conselho: evite contratar um amigo a todo custo.

Ao ficar atento a potenciais ciladas, e usar softwares de gestão financeira, como QuickBooks e QuickBooks ZeroPaper, para dominar a contabilidade, você estará no melhor caminho para um negócio próspero e de sucesso. Saiba mais sobre nossos produtos em www.quickbooks.com.br.

Gostou do artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Artigos Relacionados