6 dicas para controlar seu capital de giro

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Contar com uma reserva de dinheiro é essencial na vida pessoal e também na empresarial. É essa verba que muitas vezes salva o nosso bolso quando acontecem imprevistos, não é mesmo? Também é esse o objetivo do capital de giro no mundo dos negócios, responsável por manter as operações funcionando e as finanças se movimentando.

Confira as 6 dicas para fazer o controle do capital de giro:

1.  Calcular quanto de dinheiro se tem em caixa
Para fazer o cálculo, considere apenas quanto de dinheiro está disponível em conta. Considere os recebimentos que contam com nota fiscal emitida, boleto e dia do pagamento concluídos, ok? Saiba o que é capital de giro e como calculá-lo.

2.  Procurar fazer uma antecipação de recebíveis
Concorda que quanto mais rápido o dinheiro chega ao caixa melhor? Então, oferecer vantagens como descontos para quem paga à vista por seu produto ou que faz o pagamento antecipado são boas dicas para controlar o capital de giro. Os clientes, em geral, preferem pagar menos, mais cedo e à vista do que pagar na data de vencimento do boleto e gastar mais.

Leia também: como otimizar tempo no gerenciamento financeiro do seu negócio

3.  Investir o dinheiro que está parado
Com o tempo, os preços aumentam. Por isso, é melhor quitar suas dívidas o quanto antes possível e também observar seu estoque para saber o que colocar à venda. Para não deixar o dinheiro do caixa parado, verifique o plano de contas do negócio, calcule o valor que precisa ter de capital de giro mensal e aproveite a quantia que sobrar para fazer outros investimentos.

4.  Acompanhar o fluxo de caixa
Assim como as entradas e saídas de dinheiro do negócio, o capital de giro também se relaciona com seus recebimentos, planilha de gastos e fluxo de caixa. Afinal, a verba que se tem em reserva é calculada a partir de suas despesas e receitas. E o controle do capital incentiva o controle financeiro do empreendimento.

Leia também: dicas para melhorar o fluxo de caixa.

5.  Precisa de empréstimo? A dica é apostar em simulações e negociações
Se faltar verba ou aparecer algum imprevisto, e a única solução for fazer empréstimo no banco, faça todas as simulações e negociações possíveis para conseguir as menores taxas de juros. Tente, também, quitar as prestações no menor tempo possível para melhorar o saldo do seu fluxo de caixa.

Leia também: Como pagar menos juros ao contratar empréstimos.

6.  Usar um programa de gerenciamento financeiro para controlar o capital de giro do seu negócio
Para ter mais controle e segurança sobre as movimentações de dinheiro de seu empreendimento, uma boa dica é contar com a ajuda de ferramentas de fluxo de caixa online. O QuickBooks ZeroPaper é uma excelente alternativa, uma solução que funciona como um gerenciador financeiro que descomplica a gestão financeira, dá velocidade aos processos, mantém despesas e receitas sob controle, e ainda gera relatórios financeiros.

Artigos Relacionados