Crescimento sustentável: veja como desenvolver sua empresa

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Quem tem filhos sabe como é bonito observar o crescimento de uma criança e, ao mesmo tempo, se preocupar com o futuro daquela pessoa. Esse pensamento, naquilo que ainda está para chegar, faz com que as decisões sejam tomadas com cautela, de modo a evitar erros. A forma como você pensa na sua empresa também deve ser assim: com foco no crescimento sustentável.

Onde você quer estar em dez anos? Quantos clientes deseja ter? Qual o lucro que imagina para o futuro do seu negócio? Não é perda de tempo pensar nos próximos desafios da sua empresa, pelo contrário, estabelecer metas é importante. Mas lembre-se de que o futuro começa agora, por isso, vale a pena ficar de olho em aspectos atuais do seu negócio. Veja alguns deles:

  • Como está a imagem da sua empresa?

Existem inúmeros casos de empresas que tiveram grandes prejuízos por não saberem como lidar com uma crise de imagem. Por isso, é sempre bom ouvir os clientes para ter uma noção do que estão falando de seu negócio e, quando necessário, realizar alterações. Esse é um importante termômetro para seu crescimento.

  • Como está o caixa?

Muitos empreendedores têm medo de avaliar a situação financeira da empresa, mas evitar essa análise é como uma bola de neve. Ainda que os resultados mostrem que cortes e mudanças devem ser feitos, a melhor opção para garantir o crescimento sustentável é estudar os resultados e realizar mudanças sempre que for preciso.

  • Você está preparado para crescer?

Nem sempre atender mais clientes pode te trazer bons resultados. Pode parecer estranho, mas imagine que você atende 100 pessoas. Elas estão satisfeitas, então você resolve dar um passo ousado: atender 300. Demanda maior significa mais investimentos, certo? E se os seus novos clientes não ficarem satisfeitos, sua imagem sai prejudicada.

Outro risco é perceber que não havia demanda suficiente, portanto, o investimento não terá o retorno imaginado.

  • Quem vai trabalhar com você?

Escolha bem seus colaboradores, afinal, eles também são um investimento. Então, invista naqueles que são, de fato, necessários e têm conhecimento para desempenhar a tarefa e te ajudar no crescimento sustentável da sua empresa.

  • Vai ficar na informalidade?

Ficar na informalidade te coloca longe de investidores, empréstimos, além de ser uma dor de cabeça na hora de contratar. Vale a pena se formalizar.

  • Estude seu negócio para conseguir o crescimento sustentável

Não basta ter um sonho, tem que ter informação. Por isso, antes de abrir sua empresa faça um plano de negócios, estude o mercado e veja se esse é o melhor momento para realizar o investimento. Analise as empresas concorrentes, perceba quais foram seus acertos e quais foram seus erros. Muitos problemas podem ser evitados seguindo essas dicas.

Para ter um crescimento sustentável é necessário estar de olho no mercado, ler sobre empreendedorismo e estudar os seus resultados.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados