Controle financeiro: 12 termos que todo empreendedor precisa saber

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Além de toda a empolgação e desafios que o empreendedor encontra ao chegar no mundo dos negócios, existem alguns termos sobre controle financeiro que ele precisa aprender. E se você quer saber quais são estas palavras mágicas das finanças, confira!

  • Contas a pagar: são as despesas que a sua empresa tem para quitar, como pagar por fornecedores e funcionários, por exemplo.
  • Contas a receber: são os recebimentos ainda não pagos, aquilo que o cliente precisa pagar para você.
  • Capital de giro: são recursos que servem para manter a empresa em épocas difíceis, quando não há entrada de dinheiro suficiente para cobrir as despesas.
  • Capital social: é o montante de dinheiro necessário para abrir uma empresa, ou, quanto dinheiro foi investido para criar o negócio.
  • Controle de estoque: é o monitoramento da quantidade de produtos que estão guardados, esperando para serem comprados. Fazer a gestão de estoque é importante porque assim você sabe quanto tempo tem antes de reabastecer as prateleiras e pode tomar decisões importantes, como criar promoções, por exemplo.
  • Faturamento: é o valor que a empresa recebeu com todas as vendas somadas em um determinado período. Faturamento anual, por exemplo, é a soma das vendas durante um ano.

Leia também: Dicas para controlar o estoque e aumentar o faturamento

  • Fluxo de caixa: é um mecanismo de controle das entradas e saídas de dinheiro, ou seja, das despesas e receitas da empresa. Para manter a saúde financeira dos negócios, controlar o fluxo de caixa é fundamental.
  • Gerenciador Financeiro: é uma ferramenta que ajuda a controlar o dinheiro da empresa. Você insere os recebimentos e despesas e pode monitorar as finanças do seu negócio. Os gerenciadores financeiros podem ser ferramentas online, que costumam ser muito eficientes.
  • Margem de lucro: é a porcentagem calculada sobre o valor de um produto ou serviço, depois de descontadas as despesas para produzi-lo. Basicamente, a margem de lucro é quanto por cento a empresa lucra com as vendas.

Leia também: Aprenda como aumentar a margem de lucro do seu negócio

  • Pró-labore: é uma espécie de remuneração fixa paga ao dono da empresa, como se fosse um salário por suas horas de trabalho na administração do negócio. O empresário, portanto, pode ter o lucro do mês, mais uma remuneração mensal – o pró-labore.
  • Receita: é um valor que entra no caixa da empresa pela venda de um produto ou serviço.

Os termos na prática: como fazer o controle financeiro?

Além de conhecer o significado, saber como controlar cada um desses termos é fundamental para a saúde dos negócios. E nós temos uma dica bem legal para ajudá-lo nessa missão: as ferramentas do QuickBooks ZeroPaper! Com a de fluxo de caixa, por exemplo, você controla todas as receitas, despesas e faturamento da sua empresa, e com os relatórios financeiros, você consegue ter uma visão bem clara de como anda a margem de lucro, capital de giro e todas as outras informações importantes para auxiliar as decisões. E o melhor: é tudo totalmente seguro, fácil de usar e de graça.

Artigos Relacionados

4 dicas de controle financeiro para autônomos

Manter um controle financeiro é essencial não somente para a rotina de…

Leia Mais

Autônomo: 5 dicas para fazer o controle financeiro do seu negócio

Os riscos de atuar como profissional autônomo são de sua total responsabilidade,…

Leia Mais

Controle financeiro: 8 passos para você começar a fazer agora

Ter o controle financeiro de um negócio exige a organização das finanças…

Leia Mais