Controle financeiro: 3 segredos para sua empresa ser um sucesso

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Definitivamente, o controle financeiro deve ser um dos principais focos de atenção de uma organização. Afinal, no Brasil, aproximadamente 50% das empresas fecham as portas antes de completarem 4 anos em operação, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para muitos analistas, falta, para o empresariado brasileiro, profissionalismo e planejamento financeiro.

Afinal, qual é o segredo para manter o controle financeiro empresarial? Embora não exista uma fórmula secreta para o sucesso, é possível melhorar muito a sua gestão financeira com algumas dicas básicas. Alguns segredos usados por empresas de sucesso podem ajustar a gestão de qualquer empresa. Neste post, você descobre como aprimorar o seu desempenho nessa importante área. Confira logo a seguir!

Aposte na automação

Um dos grandes segredos das empresas que conseguem sucesso no campo financeiro é, sem dúvidas, a automação. Essa é uma forma de dinamizar todos os processos da organização, melhorando também o fluxo de caixa internamente. Com isso, além de garantir a eficiência na execução de tarefas, o gestor também consegue tomar decisões mais tempestivas e precisas.

Hoje, existem softwares destinados especificamente ao controle financeiro empresarial. Os mais modernos possibilitam o acesso de dados na nuvem, o que permite ao gestor o controle em tempo real das informações, a segurança dos dados, entre muitas outras coisas. Certamente um grande diferencial para as organizações.

O QuickBooks ZeroPaper é um bom exemplo deste tipo de software, e traz recursos de controle de fluxo de caixa, relatórios e mais. Experimente de graça.

Foque nos fluxos de caixa

Todo gestor deve fazer uso de sistemas fluxo de caixa online, ferramenta que tem como objetivo acompanhar as receitas e despesas operacionais do negócio. Porém, a realidade é que são poucos os que realmente sabem aproveitar ao máximo os benefícios dessa ação. Esse momento deve ser utilizado também para fazer projeções e acertar o ciclo de caixa.

As projeções são realizadas com base no histórico de transações da empresa, somando, é claro, projeções econômicas de instituições da sua área de atuação. Além disso, é por meio do fluxo de caixa que o gestor consegue fazer o controle de estoque, o que contribui para o escoamento mais rápido das mercadorias e o aumento do capital de giro do negócio.

Faça uma gestão orçamentária

Por fim, é indispensável que o gestor pense na sua gestão financeira. Infelizmente, muitos empreendedores de micro e pequenos negócios ignoram a importância desse aspecto da empresa, principalmente por acreditarem se tratar de uma preocupação exclusiva das grandes empresas, que precisam dividir a organização em setores para operarem com sucesso. Acontece que esse, na verdade, é um mito.

Até mesmo os pequenos negócios precisam pensar na empresa de forma setorizada; afinal, normalmente essas áreas são terceirizadas. O marketing, por exemplo, precisa de um orçamento específico para o setor. Com a contabilidade não é diferente. É só dessa forma que o gestor tem o controle de todos os gastos necessários para a manutenção do crescimento do negócio.

Gostou das nossas dicas? Outra questão que também deve ser considerada no controle financeiro empresarial é o ponto de equilíbrio. Não sabe o que significa? Calma, preparamos um post especial sobre o assunto. Dê uma olhada e confira como avaliar o ponto de equilíbrio do seu negócio!

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.

Artigos Relacionados

4 dicas de controle financeiro para autônomos

Manter um controle financeiro é essencial não somente para a rotina de…

Leia Mais

4 erros de gestão financeira que podem acabar com sua empresa

Uma das maiores dificuldades dos empresários é controlar os aspectos financeiros do…

Leia Mais

10 erros contábeis comuns que os empresários cometem

Como empresário, é importante se envolver em todos os aspectos do seu…

Leia Mais