Controle financeiro: 8 passos para você começar a fazer agora

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Ter o controle financeiro de um negócio exige a organização das finanças e muita disciplina. Por isso, é importante estar atento aos números do seu negócio para poder crescer e atingir bons resultados. Para começar, siga o passo a passo abaixo e analise o seu fluxo de caixa.

Passo 1.  Olho no saldo inicial
Anote custos, despesas e receitas seja em planilhas ou em programas gratuitos de fluxo de caixa online, como o QuickBooks ZeroPaper. Registre diariamente seu saldo inicial: aquele que você tem disponível em caixa, sem considerar os valores que você vai ganhar ou perder no dia.

Passo 2.  Observe as entradas
Ao vender seus produtos ou serviços, inclua em suas anotações os valores e datas de recebimento, de onde vieram essas receitas e sob qual forma de pagamento.

Passo 3.  Calcule suas despesas
No terceiro passo é o momento de identificar quais valores você vai pagar. Assim como foi feito para as entradas, detalhe o destino e a forma de pagamento das saídas. Lembre-se que as despesas podem ser classificadas como fixas ou variáveis.

Leia também: dicas para manter o seu controle financeiro empresarial

Passo 4.  Entenda seus custos
Registre e analise os gastos que teve para fazer um produto ou prestar um serviço. Inclua aqui desde o preço para a compra da matéria-prima até gastos com a mão-de-obra.

Passo 5.  Conheça o saldo operacional
Levando em conta os gastos, entradas e saídas em um período estipulado, veja qual é o saldo de suas movimentações diárias de dinheiro.

Leia também: 3 segredos do controle financeiro empresarial de sucesso

Passo 6.  Tenha em mãos o saldo final do seu caixa
Somando o saldo inicial, lá do Passo 1, com o saldo operacional, do Passo 5, você chega ao saldo final. É com esse valor que se quantifica a receita do negócio e também se houve um fechamento negativo. Guarde esse número para fazer comparativos com os próximos períodos e também períodos anteriores.

Leia também: Planejamento financeiro: veja como montar um

Passo 7.  Previna-se com o capital de giro
Para manter sempre as contas pagas em dia, é preciso calcular o capital de giro. É com ele que o negócio é mantido em funcionamento ao pagar suas despesas. Quer descobrir qual o valor dele? Basta somar o que se tem a receber com o valor dos itens em estoque, diminuindo desse resultado o dinheiro que deve ser destinado para o pagamento de contas.

Veja uma fórmula simples e prática para o cálculo do capital de giro:
Ativo circulantepassivo circulante = capital de giro líquido.

Exemplos de ativos circulantes: aplicações financeiras, contas a receber e caixa.
Exemplos de passivos circulantes: contas a pagar, fornecedores e empréstimos.

Passo 8.  É sempre válido lembrar de ter: disciplina
Agora que você sabe como fazer o controle financeiro do seu negócio, continue revisando os processos e analisando custos que podem ser reduzidos. Com isso, as chances de crescimento se tornam cada vez maiores e a saúde financeira é garantida.

Artigos Relacionados