Conheça as diferenças entre pró-labore e salário

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Apesar do pró-labore ser entendido como o salário dos donos e sócios de empresas, existem diferenças entre o conceito da remuneração dos empreendedores e o salário comum dos colaboradores. E para manter o controle de contas e a saúde do negócio em dia, é fundamental compreender suas particularidades. Fique por dentro!

Pró-labore x salário

Tanto o pró-labore como o salário servem para remunerar alguém por um trabalho realizado. Porém, o salário é uma remuneração paga ao funcionário contratado pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), enquanto que o pró-labore é o salário de um empresário, dono ou sócio que criou o negócio e exerce alguma função na empresa.

Como calcular o pró-labore e o salário

O valor do salário vai depender da função exercida, do plano de cargos e salários da empresa e até do currículo do profissional. Além disso, algumas profissões são regulamentadas pelos sindicatos que determinam o piso da categoria.

Já o cálculo de pró-labore pode ser pensado em conjunto pelos sócios, que estabelecem um valor. No entanto, seguir a remuneração que seria paga a um funcionário de carteira assinada para a função é a recomendação.

Saiba quem tem direito ao pró-labore

Leis, tributos e obrigações

O salário é criado e mantido de acordo com as leis trabalhistas, e, por isso, incidem sobre ele algumas obrigações e benefícios, como 13º, FGTS, férias e outros. Ele é oficializado no registro da carteira de trabalho do funcionário.

Para o pró-labore, essas obrigações não são aplicadas porque ele não está embaixo da legislação do trabalho. Mas, nada impede que uma negociação entre os sócios acrescente benefícios. Esse tipo de remuneração é registrada como despesa operacional na contabilidade e, sobre ela, incidem impostos específicos, que dependem do regime tributário da empresa. O valor acordado deve ser descrito no contrato social e registrado na Junta Comercial do estado.

Controle de finanças

Depois de calcular o pró-labore e o salário, você pode fazer o controle de finanças relacionadas à remuneração com soluções de gestão financeira que ajudam a manter o orçamento sempre em dia.

Algumas sugestões interessantes são as ferramentas de relatórios financeiros, alerta de contas e importação de dados bancários do QuickBooks ZeroPaper, uma ferramenta de fluxo de caixa online, grátis e segura. Que tal conferir?

Artigos Relacionados

Pró-labore: o que é e quem tem direito

Assim como os funcionários registrados recebem salário, os donos ou sócios de…

Leia Mais

Como calcular os custos de funcionários?

Embora muitas pessoas acreditem que o pagamento de salário representa o custo…

Leia Mais

Folha de pagamento: entenda o que é e como calcular

A folha de pagamento é muito importante para todo empregador que quer…

Leia Mais