Como pagar menos juros ao contratar empréstimos

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

As empresas movimentam grandes quantias em dinheiro e administrar esse montante não é tarefa simples. A necessidade de ter capital disponível imediatamente se faz real em diversas ocasiões: o pagamento de dividendos no final do mês, a aquisição de ativos, a quitação de passivos, a necessidade de investimentos e muito mais.

Quando não há essa quantia em caixa, é comum que os empreendimentos precisem recorrer aos empréstimos. Eles podem ser muito úteis para que o negócio não fique no vermelho e para que tenha condições de se desenvolver, mas o fato é que muitos empresários não compreendem esse conceito tão bem quanto deveriam. Para sanar de uma vez por todas as dúvidas sobre o tema e ajudá-lo a pagar menos juros, confira o post de hoje!

O que são os juros?

O primeiro passo para entender esse conceito é definir ao certo o que são os juros sobre empréstimo. Muita gente lida com eles diariamente, mas poucos sabem ao certo defini-lo. Os juros nada mais são do que a quantia que o banco ou instituição financeira cobra para emprestar o dinheiro para alguém. Esse valor normalmente vem diluído em parcelas que a empresa vai quitando até completar o total emprestado.

LEIA MAIS: Financiamento x empréstimo, qual a diferença?

Como os juros são definidos?

A taxa de juros sobre empréstimo é definida mais ou menos por um processo parecido com a de formação de preços de venda de um determinado produto. Nesse paralelo, podemos pensar que para cobrar por um produto são levados em conta os custos de produção, a venda e a margem de lucro. Para os juros não é muito diferente: existem diversos componentes que entrar no cálculo do valor dessa taxa.

Alguns desses fatores são o custo de captação (ou seja, quanto o banco incorre para captar esse dinheiro, diretamente relacionado aos depósitos feitos pelos seus clientes, ao momento do mercado e à taxa SELIC), o risco do crédito desse empréstimo (quantidade de empresas inadimplentes ou que atrasam os pagamentos) e a margem de lucro que a instituição vai receber por isso, que varia de banco para banco ou financeira para financeira.

Como pagar menos juros?

Agora que você está mais familiarizado com esse conceito, é hora de irmos ao que interessa: como pagar menos juros sobre empréstimo? Existem basicamente duas maneiras de fazer isso.

A primeira e mais importante é bastante óbvia: buscar uma taxa menor na hora de fazer um acordo. Como vimos, os componentes da taxa de juros variam de banco para banco e, procurando bem e negociando com inteligência, é possível conseguir melhores contratos.

LEIA MAIS: Investimento fixo e capital de giro, conheça as diferenças

A outra maneira é efetuando pagamentos maiores: quando você obtiver um empréstimo, o ideal é agregar a quitação da parcela ao momento da empresa. Se você está com capital em caixa, não hesite em fazer um pagamento extra: ele irá para o saldo principal, reduzindo o montante e, consequentemente, a taxa de juros.

Conhecendo melhor esses conceitos e, principalmente, sabendo como pagar menos, você consegue fazer os melhores acordos e conduzir o seu negócio para o sucesso.

Artigos Relacionados