Como escolher o melhor contador para o seu negócio

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Você é proprietário de uma pequena empresa que começou a busca por um contador? Talvez sua empresa tenha crescido e você acredite que é hora de parar de adivinhar sua contabilidade e seus impostos e finalmente contratar um profissional. Talvez você esteja começando um novo negócio e não queira decifrar como fazer a contabilidade.

Ou talvez você já tenha um contador, mas não se sinta assistido. Ele ou ela não responde às suas dúvidas em tempo, não usa a tecnologia do seu jeito e você tem uma suspeita persistente de que deve haver uma forma melhor de trabalhar com um contador. Você se sente culpado sobre “ajustar” a relação atual, mas é o seu negócio, afinal de contas.

É hora de compreender que há uma nova geração de contadores. Esses novos contadores trabalham com seus clientes de forma muito diferente dos contadores da velha guarda. Essa mudança começa com o uso de ferramentas e da nuvem, mas é a tecnologia que realmente facilita uma nova relação, transparente e mais participativa, com o consultor.

E isso é muito legal para todos os envolvidos.

  • O contador da velha guarda

Ainda há contadores que vivem no passado. Eles são voltados para o papel e ainda estão gerenciando seu escritório como há 30 anos. Naquela época, para trabalhar com eles, você precisava estar próximo e ir fisicamente ao escritório com os documentos. Eles cobravam por hora e as ligações telefônicas eram raras porque você não queria ser cobrado por uma pergunta “boba”.

Parte do motivo para essa forma de trabalho é que os contadores não tinham a tecnologia de hoje para operar de forma eficiente e eficaz. Eles gastavam tanto tempo com a inserção de dados e a confirmação de que os relatórios financeiros estavam corretos que era difícil agregar valor.

  • O contador da nova escola

Então veio a nuvem, trazendo novas maneiras de trabalhar em tempo real com o seu profissional de contabilidade. Para alguns, a nuvem foi um acréscimo gradual que pessoas com conhecimentos em tecnologia já usavam para o Internet Banking ou para trabalhar com um fornecedor de serviços terceirizado. Mas, para o contador da nova escola que compreende o poder dessa tecnologia, ela muda tudo.

A nuvem possibilita um processo contínuo de coleta de todos os seus registros, atualização e criação de demonstrativos financeiros em tempo real e oferece a você a orientação adicional que sempre pensou precisar, mas achava que não podia pagar. E fica ainda melhor: muitas dessas novas empresas estão oferecendo esses serviços a um custo mensal fixo.

É o fim da preocupação com ligar para o seu contador e ser cobrado por isso. Não é mais necessário cruzar a cidade e lidar com o trânsito até o escritório do contador para conseguir declarar seus impostos em tempo. Os contadores na nuvem querem trabalhar com você de forma virtual. O ano inteiro. E eles estão realmente empolgados com isso!

  • O que um contador conectado à nuvem pode fazer por você?

O contador que trabalha dessa nova forma pode oferecer visões proativas sobre os dados da sua pequena empresa. Agora, você tem alguém com quem compartilhar suas finanças que fornecerá, em tempo real, as informações importantes de que você precisa para tomar decisões de negócios com impacto sobre suas operações diárias. Você também terá alguém que compreende sua maneira de fazer negócios.

É recomendável pesquisar antes de se comprometer com um novo contador. Se estiver fazendo a transição para uma empresa da nova escola, pesquise on-line por empresas de contabilidade associadas com os termos “nuvem”, “taxa fixa” e “consultoria”. Considere fazer as seguintes perguntas:

  • Normalmente, como você interage com seus clientes na nuvem?
  • Você atende a um determinado nicho de mercado?
  • Que tipo de tecnologia de contabilidade on-line será usado?
  • O que seus clientes atuais têm a dizer sobre trabalhar na nuvem com você?
  • Que pergunta eu deveria fazer a você?

Estamos vivendo em um novo mundo, e todos precisam mudar. Quando se trata da sua pequena empresa, você merece o melhor. Pense sobre seus valores, sobre com quem deseja trabalhar diariamente e busque alguém que corresponda às suas necessidades pessoais e empresariais. Quer prefira a velha guarda ou a nova escola, você pode encontrar o contador certo para você.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados