Como determinar sua rentabilidade de mercado

por Equipe QuickBooks

4 minutos de leitura

Quando se trata de rentabilidade de mercado, nem todos os setores são iguais. De acordo com a tabela de classificação da Bloomberg, enquanto a Apple detém a maior porcentagem do mercado de hardware, esse mercado ocupa a posição 51 (de 60) no quesito rentabilidade. Os mercados mais lucrativos incluem serviços bancários, tabaco, biotecnologia, mídia de Internet e transporte ferroviário de mercadorias.

Ao determinar o desempenho da sua empresa, fazer a avaliação da rentabilidade do seu mercado ajuda a determinar se ela pode ter sucesso ou não na venda de um determinado produto ou serviço para seu público-alvo.

Como determinar a rentabilidade de mercado

Encontrar um nicho de mercado para seu negócio pode parecer simples. Porém, determinar a rentabilidade potencial do mercado é uma tarefa mais complexa. A rentabilidade do mercado refere-se aos fatores financeiros que afetam a capacidade de uma empresa obter lucro após subtrair os custos indiretos de fabricação, como salários de funcionários, aluguel e equipamentos. Se você está começando um novo negócio ou somente introduzindo um produto diferente no mercado, é importante determinar se o mercado é compatível com você e suas metas.

Além de determinar o nível de interesse em seu produto, é necessário avaliar a concorrência entre setores similares na área. Um dos modelos mais úteis para determinar a rentabilidade do mercado é conhecido como “Cinco forças de Porter”. Desenvolvido pelo economista Michael Porter, esse modelo avalia os seguintes elementos que afetam o potencial de lucro de um mercado:

O poder de negociação dos clientes é a capacidade de compradores (ou clientes), influenciarem empresas em um determinado mercado. Quando há muitos vendedores e poucos compradores, estes têm mais poder sobre o preço de mercadorias e serviços. Por outro lado, quando há poucos vendedores e muitos compradores, o negócio geralmente pode determinar os preços de seus produtos.

O poder de negociação dos fornecedores é semelhante ao dos clientes. No entanto, a empresa agora é o comprador, não o vendedor. Um fornecedor é qualquer entidade que fornece a uma empresa o que ela precisa para produzir seus produtos, como matéria-prima, mão de obra ou maquinário. Nos casos em que o custo da mudança de fornecedores for alto, estes podem cobrar mais por suas matérias-primas e, portanto, têm mais influência sobre uma empresa.

As barreiras à entrada de concorrentes afetam a facilidade com que negócios podem entrar em um determinado mercado e podem incluir fatores como queda dos preços, restrições governamentais ou capacidade de distribuição limitada. Quanto menores as barreiras, mais fácil é entrar no mercado, o que aumenta a concorrência e reduz os preços. Antes de determinar a rentabilidade potencial de mercado, as empresas devem levar em consideração o quanto um obstáculo à entrada afetará como elas comercializam um produto para seu nicho de público.

A ameaça de produtos substitutos se refere a produtos que podem ser substituídos tanto por produtos seus quanto dos concorrentes, afetando a demanda de mercadorias no seu mercado. Por exemplo, um substituto para a televisão são vídeos na Internet. Um substituto para Coca-cola ou Pepsi é a água. Quanto mais fácil for um cliente mudar para uma alternativa, maior será a ameaça ao seu mercado como um todo.

A rivalidade entre os concorrentes é afetada por vários fatores, incluindo o número de empresas em um determinado mercado, o custo de sair do setor e o grau de similaridade entre produtos concorrentes. Em um mercado competitivo, os lucros frequentemente são baixos porque os clientes têm a opção de comprar marcas mais baratas. Uma observação importante a ser lembrada é que a rivalidade se refere apenas a preços. Se empresas no mesmo mercado não estão competindo em preços, então não há uma verdadeira rivalidade, mesmo que haja muita concorrência.

Se a análise das cinco forças não tiver um resultado positivo em termos de rentabilidade do mercado, recomenda-se alterar seu modelo de negócios ou local de operação para obter um resultado melhor.

Por que a rentabilidade de mercado é importante

Descobrir sua rentabilidade de mercado é um modo eficaz de analisar a solidez financeira da sua empresa. Entendendo como as forças influenciam partes de um determinado mercado, você pode começar a tomar decisões importantes sobre começar um novo negócio ou garantir que sua empresa permaneça competitiva na área escolhida.

Depois de determinar o quanto você precisa produzir para permanecer lucrativo, avalie se e de que maneira será possível obter esse volume de clientes. Se a rentabilidade é impossível dentro do seu modelo de negócios atual, recomenda-se considerar a expansão dos seus negócios para incluir a oferta de novos produtos. As empresas devem pesquisar o que seus concorrentes estão fazendo e, se necessário, ajustar sua própria estratégia de acordo com isso. Também é possível personalizar suas ofertas para acomodar seus clientes mais lucrativos e tomar medidas a fim de atenuar margens de lucro em queda. Por exemplo, você pode diminuir custos operacionais mudando os fornecedores ou melhorar sua abordagem de vendas para atingir novos clientes.

Escolher os fatores certos para analisar é fundamental para avaliar sua rentabilidade potencial de mercado. Ao realizar uma análise de mercado minuciosa que engloba fornecedores, compradores, concorrentes e outros fatores relevantes, você garante o sucesso do seu empreendimento pelos próximos anos.

Artigos Relacionados