Saiba como calcular o custo de prestação de serviço

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Saber calcular o custo de prestação de serviço adequadamente é atribuição elementar exigida de qualquer empreendedor que deseja se manter no mercado no longo prazo. Entretanto, a maioria das empresas de pequeno e médio porte tem dificuldades para precificar seus produtos ou serviços. Um erro de cálculo para cima pode tornar seus preços distantes da realidade do setor, o que, em pouco tempo, te expurgará do mercado. Já se o custo de prestação de serviço for subestimado, a empresa não conseguirá cobrir seus custos, o que também a levará à falência. Mas como então equilibrar essa referência monetária de forma compatível com os valores praticados pelo seu segmento?

Fórmula para cálculo do preço de venda

Existe um cálculo específico que usa por base o custo unitário do produto ou serviço prestado. A fórmula é:

Preço de venda = custo + markup

Custo

Custo é o gasto necessário para produzir o produto ou serviço oferecido. Envolve matérias-primas, mão de obra, além de custos indiretos na produção (tal como energia elétrica, aluguel, despesas com equipamentos, etc.).

Markup

Markup é uma margem inserida para cobrir todos os gastos não incluídos no custo. Aqui entram os tributos, despesas gerais administrativas e a margem de lucro que o empreendedor deseja obter.

Precificado o serviço, cabe ao empreendedor avaliar qual o volume de vendas possível na faixa de valor determinada, o preço praticado pela concorrência, além da comparação entre os custos totais da empresa e a receita bruta gerada.

O segredo do sucesso de grandes empresas é estabelecer uma margem de lucro dentro da realidade do mercado e buscar a redução do preço final através de reestruturação nos processos, com vista a reduzir os custos de produção. Aqui entra a mão da tecnologia.

LEIA TAMBÉM: Aprenda a aumentar a margem de lucro do seu negócio

Importância da gestão financeira automatizada para reduzir custos

Ao lado de qualidade e durabilidade, o preço é essencial na decisão de compra de um potencial cliente. É ele que proporcionará rentabilidade, crescimento e retorno sobre o capital investido (ROI). Daí a importância de reduzir os custos em processos internos, sobretudo por meio de recursos da tecnologia da informação, fato que permitirá à empresa abaixar seus preços sem mexer na margem de lucro unitária. A empresa mantém a margem de lucro mesmo reduzindo os preços, e ainda consegue ampliar o faturamento global (já que preços mais baixos, em geral, resultam em aumento nas vendas). Isso representa maior força competitiva e domínio sobre a concorrência!

O QuickBooks ZeroPaper é uma das ferramentas de automatização da gestão financeira capazes de auxiliar, sobretudo, pequenas e médias empresas, a reduzirem o custo de prestação de serviço. Entre os recursos desse tipo de solução estão fluxo de caixa completo, possibilidade de emissão de boletos online, bem como geração de poderosos relatórios e gráficos com indicadores de desempenho e monitoramento de gestão. Os softwares oferecem também proteção aos seus dados por meio de criptografia SSL (a mesma utilizada pelas maiores instituições financeiras do país). É redução de custos, aumento de produtividade e muito mais credibilidade para seu negócio!

Artigos Relacionados