5 razões para apostar em uma assessoria contábil

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

O conceito de assessoria contábil não se limita apenas a registrar os fatos financeiros e que vão afetar o patrimônio de uma empresa. Ela é indicada para qualquer empresa, independentemente do setor de mercado, do tamanho ou da maneira como os impostos são pagos. Mas por que ela é tão importante? Neste post, veremos 5 razões que mostram porque a assessoria contábil é essencial. Vamos a elas!

Formalização da empresa e das atividades

Sua empresa está formalizada e atende a todos os requisitos necessários para manter as atividades operacionais? Uma assessoria contábil identifica os detalhes de formalização de qualquer atividade operacional, indicando os documentos, licenças e autorizações necessários para o início do seu negócio e, assim, eliminando riscos de sanções ou multas futuras.

Definição do regime de tributação

Os impostos são uma obrigação de qualquer empresa, mas o próprio governo deixa que elas escolham o regime tributário mais adequado ao tamanho e ao tipo de atividade desempenhada. Se seu negócio está começando ou se ele já está sacramentado no mercado, a escolha do regime tributário pode trazer muita economia de longo prazo para sua empresa. Até mesmo as margens de lucro influenciam na melhor escolha. A assessoria contábil consegue indicar a melhor forma de tributação com algumas simulações de cenários para a sua empresa.

LEIA TAMBÉM: Saiba mais sobre o SIMPLES e outros regimes tributários

Controle do fluxo de caixa

Seja de serviços, de fabricação de produtos ou de comercialização de mercadorias, todo negócio, não importando o seu tamanho, deve ter atenção especial no fluxo de caixa. Todos os recursos que entram e que saem devem ser conhecidos, no mínimo, ao fim de cada período. Quanto mais apurado for esse controle, mas facilitada será a tarefa de gestão dos negócios, apontando possibilidades de investimento e identificando necessidades de caixa com antecedência de meses. Isso é importante para que ações gerenciais possam ser tomadas e evitem um endividamento elevado.

LEIA TAMBÉM: Veja como escapar das armadilhas do fluxo de caixa

Planejamento tributário de longo prazo

Quando se fala de planejamento tributário, não se fala somente em regime tributário. Ele engloba até a abertura de filiais em estados que ofereçam algum tipo de benefício tributário, tudo para fazer com que a empresa seja beneficiada sem passar por cima de nenhuma lei.

Esse procedimento, muito utilizado pelas empresas de assessoria contábil, é denominado elisão fiscal e não gera riscos de multas, pois buscam artifícios legais para o pagamento de impostos em valores menores. É completamente diferente da evasão fiscal, que é a diminuição do recolhimento de tributos, mas sem o cumprimento total da legislação vigente.

LEIA TAMBÉM: Contabilidade tributária ajuda a pagar menos impostos

Foco sempre no negócio

Como você terá alguém de fora dedicado a fazer seu negócio crescer, é necessário que seus controles e registros estejam sempre em dia. É como deixar a casa sempre arrumada para receber visitas constantemente — nesse caso, a assessoria é essa visita, que faz com que sua casa, ou seja, o seu negócio, dê menos trabalho para ser mantido. O resultado disso é a redução de custos e a melhoria dos processos como um todo.

A contratação de uma assessoria contábil por si só não garante o sucesso do seu negócio, mas a maioria das empresas que mais se destacam e que mais geram lucros conta com este serviço essencial.

Gostou do artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.

Artigos Relacionados