5 Motivos para Cuidar da Administração Financeira da Empresa

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

A administração financeira é um dos procedimentos mais importantes para qualquer empresa. Muitos empreendedores não dão a devida importância, mas é com essa administração que o seu negócio poderá crescer e enfrentar as dificuldades que fazem parte do empreendedorismo.

E se engana quem imagina que administrar as finanças seja necessário apenas aos negócios já estabelecidos. Desde a abertura do negócio, é muito importante que já exista um bom planejamento, pois assim, desde o início a empresa obtém boas perspectivas e baseada em dados que vão ajudá-la a começar com o pé direito.

Veja a seguir 5 motivos que mostram a importância da administração financeira desde a abertura do negócio.

Esteja preparado antes
Quanto antes você começar o planejamento financeiro da empresa, melhor. Isso porque você consegue se antecipar a problemas e, assim, não arcar com prejuízos se estivesse despreparado.

Obviamente que você fez uma boa pesquisa antes de abrir o seu negócio, mas é fundamental também levantar dados sobre o futuro funcionamento da empresa. Saber, por exemplo, quais os valores disponíveis para investimento e capital de giro pode fazer toda a diferença diante de qualquer adversidade, principalmente no começo do negócio, fase que exige muita dedicação e planejamento e que os obstáculos são diversos.

O registro começa desde cedo
A administração financeira exige comprometimento por parte do empreendedor, e começar a executá-la logo de cara pode render bons frutos durante toda a vida do negócio.

Quanto antes você começa a registrar as informações financeiras, relacionadas por exemplo a fluxo de caixa, contas a pagar e a receber e capital de giro, mais sólido esse registro ficará. Esses procedimentos vão fazer parte do negócio enquanto ele existir, e manter a disciplina de conservar esses dados controlados fará com que você nunca perca o domínio sobre o que acontece. E isso é algo fundamental para qualquer empreendedor não perder o rumo.

As ferramentas facilitam o trabalho
O controle financeiro pode parecer algo muito complexo e chato de se fazer. Mas lembre-se de que temos tecnologias suficientes para facilitar qualquer trabalho sem perder qualidade, e isso se estende à administração financeira.

Existem softwares, como o ZeroPaper, que ajudam o empreendedor na tarefa de administrar o seu negócio, especialmente na parte das finanças, onde não se podem cometer erros. Ter a segurança de toda a informação do negócio, e ainda ganhar agilidade e praticidade no processo é o objetivo principal dessas ferramentas.

Mesmo assim, é importante que o empreendedor seja fiel à sua realidade e insira as informações corretas para que a gestão sejam sempre confiável. Quanto antes essas ferramentas forem usadas, mais cedo a empresa terá rapidez, confiança e controle sobre seus dados financeiros.

Profissionais também podem ajudar
Um bom especialista também pode ajudar muito uma empresa que está começando. Ao saber o plano de negócios, um profissional consegue dar perspectivas que vão antecipar soluções a problemas financeiros.

Além disso, esse profissional pode oferecer medidas que vão acompanhar a empresa por muito tempo e ajudá-la a superar os primeiros anos de vida de maneira consistente. Essa fase é crítica, e contar com a opinião de quem entende mesmo do assunto é uma grande ajuda.

O prejuízo é grande
Não fazer a administração financeira da empresa, seja no começo ou após algum tempo, traz sérios riscos. Sem esse planejamento, o empreendedor perde o controle sobre áreas fundamentais do negócio, como o estoque, a parte de vendas, os seus gastos, quantias a receber, impostos e fluxo de caixa, isso para ficar em alguns exemplos.

Além disso, ele não terá a real noção de quanto cobrar pelos seus produtos ou serviços, quanto pode lucrar e economizar ou investir para fazer o negócio crescer, e ainda ter uma ideia distorcida de seu pró-labore, a sua remuneração.

Sem um controle efetivo nessas áreas, sua empresa fica cada vez mais perto da falência. Assim, o preço a se pagar pela falta de uma boa administração financeira é alto demais para ser desconsiderado.

Como está a administração financeira da sua empresa? Tem dúvidas? Deixe seus comentários!

Artigos Relacionados