5 erros fatais para as finanças do seu negócio

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Controlar as finanças é uma atividade complexa e difícil para a maioria das pessoas, ainda mais para os empreendedores que têm várias funções na gestão da empresa. Entretanto, contar com um controle financeiro bem elaborado evita problemas futuros e mantém suas contas nos eixos, sem furos de caixa.

Se você é uma dessas pessoas que não domina muito a matemática, fique tranquilo: não é necessário tornar-se um especialista em contablidade para alcançar o sucesso, mas é recomendável que saiba ao menos controlar seus ganhos e despesas para não ter surpresas desagradáveis e prejuízos.

Sendo assim, elaboramos uma listinha do que não fazer no gerenciamento financeiro da sua empresa. Segue abaixo:

Controlar apenas despesas fixas
O controle do seu fluxo de caixa deve ser completo, contemplando não só as despesas fixas como as variáveis também. Você deve listar as despesas recorrentes do seu negócio, como contas de água, luz, internet e telefone, além dos gastos remotos e sazonais, como manutenção de equipamento(s), reformas, dentre outros.

Não fazer uma reserva de dinheiro
Poupar dinheiro é imprescindível, ainda mais para quem deseja investir em um negócio ou ampliá-lo. Se você recebeu um pagamento, resista à tentação de gastá-lo de imediato, pois você poderá perder boas oportunidades de negócio por não ter uma determinada quantia em mãos.

Acompanhamento esporádico
Para ter suas finanças em bom estado é preciso determinar um período de análise dos números para que você não perca o controle da sua conta bancária. Estipule um período para realizar o fechamento: se diário, semanal, quinzenal ou mensal.

Para visualizar melhor a sua situação financeira e assim ter uma maior agilidade nas decisões, você pode contar com softwares que facilitam e muito a vida de um gestor. O Zeropaper, por exemplo, gera relatórios detalhados para o acompanhamento das suas finanças de maneira fácil e rápida.

Confiar na memória
Confiar que você vai controlar as finanças do seu empreendimento de cabeça, sem errar, é quase impossível. Contar com um sistema de gestão financeira é uma boa pedida para quem está buscando se profissionalizar e ingressar no mercado com mais afinco e credibilidade.

Focar apenas nos recebimentos
Quando você está ansioso para que um negócio dê certo, a sua maior preocupação acaba sendo os recebimentos, geralmente, as contas a pagar ficam em segundo plano. Saber equilibrar contas a pagar e receber é essencial para uma gestão financeira eficaz.

O planejamento financeiro de um empreendimento é crucial para o sucesso de um negócio, pois é a espinha dorsal que leva recursos para todos os outros setores da empresa.

Se você ainda está procurando o caminho certo a trilhar para uma gestão financeira eficaz, a Zeropaper pode te ajudar.

Artigos Relacionados