4 razões para você abandonar as planilhas financeiras

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Fazer a gestão financeira de um negócio é uma dificuldade apontada por muitos empreendedores. Sem um acompanhamento rigoroso dos números fica difícil saber o lucro ou prejuízo que a sua empresa está gerando. Normalmente existem dois caminhos a seguir: elaborar ou comprar uma planilha financeira ou investir em um sistema de gerenciador financeiro. Mas qual deles é o melhor?

Dados acessíveis em qualquer lugar

Um gerenciador financeiro armazena seus dados na nuvem, ou seja, você pode acessá-los em qualquer lugar do mundo, bastando ter uma conexão com a internet.

Outra questão é que todas as informações são atualizadas em tempo real, em cascata, permitindo que todos os usuários possam ver as alterações assim que elas forem realizadas. Isso dá maior agilidade nos seus processos e garante a fidelidade dos dados inseridos, dando vantagem competitiva para a sua empresa.

Com a planilha financeira você corre o risco de perder alterações importantes, pois para editá-la terá que baixar em um computador e depois carregá-la novamente na nuvem. É um trabalho mais complicado e possui alguns riscos, principalmente se você estiver usando um computador público.

Integração com aplicativos

Para quem precisa sair da loja ou escritório a todo instante, um aplicativo de gerenciador financeiro pode facilitar a rotina. Com o aplicativo do QuickBooks ZeroPaper é possível lançar movimentações e controlar as finanças do seu negócio onde você estiver. E a sincronização é automática com a versão WEB. Já no caso das planilhas financeiras, não será tão fácil editá-las por meio do celular.

Fluxo de caixa e relatórios dos resultados

Com um gerenciador financeiro, organizar as contas a pagar e a receber fica muito mais simples. E se você tem dificuldades com as finanças, as dicas educativas adicionadas por alguns sistemas podem te ajudar na gestão do seu fluxo de caixa.

Para acompanhar os resultados do seu negócio, alguns programas oferecem a possibilidade de extrair relatórios personalizados.

No caso da planilha financeira, para obter esses números é necessário analisar os dados e construir fórmulas. O que pode ser complicado para alguns empreendedores.

Se você já usa um sistema e quer mudar, alguns sistemas de controle financeiro, como o QuickBooks ZeroPaper, possibilitam a importação das suas planilhas financeiras do Excel para o sistema.

Segurança

No quesito segurança fica bem claro a vantagem do sistema de gerenciador financeiro, que só poderá ser acessado por meio de login e senha.

Já com as planilhas financeiras, mesmo protegida por senha, a facilidade de um hacker invadir ou alguém deletá-la é milhares de vezes maior, colocando os dados da sua empresa em perigo.

Se você quer abandonar as suas planilhas financeiras e usar um software de gestão financeira, experimente o QuickBooks ZeroPaper, ele é simples e grátis. Cadastre-se:  https://www.quickbooks.com.br/

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.

Artigos Relacionados

5 motivos para trocar as planilhas financeiras pelo QuickBooks ZeroPaper

Sabe aquele cenário em que você, dono de um negócio, se vê…

Leia Mais

Benefícios de um gerenciador financeiro comparado a planilhas

Confira as principais diferenças entre as planilhas e os gerenciadores financeiros e…

Leia Mais

6 dicas para automatização de processos na empresa

Por que automatizar os processos na sua empresa? A competitividade entre as empresas…

Leia Mais