Eleições 2016: veja informações úteis para pequenos negócios

por Equipe QuickBooks

1 minutos de leitura

Neste domingo (2/10/16) haverá eleições para prefeito em todos os municípios do Brasil. A seguir, listamos algumas orientações úteis para quem tem um pequeno negócio que vai abrir no domingo.

  • Funcionamento no domingo

Para as empresas que funcionam domingo, o trabalho dos funcionários não sofre nenhuma alteração por conta das eleições. A remuneração é a mesma definida para um domingo comum.

  • Votação dos funcionários

As empresas devem reservar um tempo adequado para que seus funcionários possam votar, e este tempo não pode ser descontado de suas horas trabalhadas.

  • Funcionários como mesários

Todas as pessoas convocadas para trabalhar nas eleições têm direito a dois dias de folga. Peça o comprovante de atuação das eleições caso tenha algum funcionário nesta situação. Vale observar que essas folgas não podem ser convertidas em remuneração extra.

  • Lei Seca

No dias das eleições, alguns estados brasileiros proíbem venda de bebidas alcoólicas. Estabelecimentos que não cumprirem essa determinação podem ser fechados. Consulte o site do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado para saber se haverá lei seca na área onde sua empresa atua. Uma lista de todos os sites de TREs pode ser encontrada na página da Justiça Federal.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados