Conheça dois exemplos de empreendedores que alcançaram o sucesso

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

A cada quatro brasileiros, três têm vontade de empreender, seja por oportunidade, necessidade ou o simples desejo de abandonar a vida corrida que algumas empresas oferecem. Essa vontade não é nova em muitos brasileiros. Por isso, separamos duas histórias que vão te inspirar. Afinal, se eles conseguiram você também pode!

Inovar para atrair mais clientes

Empreender era o sonho de Alexandre Dias Generoso, o dono da High Torque, uma das oficinas mecânicas mais conhecidas do Brasil. E ele começou com a venda do seu carro mais R$ 2.500,00 que havia juntado nos últimos meses, totalizando um capital inicial de R$ 14.500,00.

A grande sacada do Alexandre foi proporcionar aos clientes o que eles mais desejam ao deixar um carro em uma oficina para revisão: saber o que se passa na durante o conserto. Saber se não estão sendo lesados, se o carro continua inteiro, se as peças são as mesmas e se o trabalho foi de fato feito.

Alexandre resolveu esta preocupação investindo em um canal no Youtube, onde posta os vídeos dos consertos dos carros, informando aos clientes exatamente o horário em que o vídeo será disponibilizado. Ele aproveita o momento para dar dicas de manutenção, o que atrai ainda mais seguidores. A High Torque aumentou em  40% o seu faturamento e a clientela diária passou de 6 para 10.

Será que compensa?

Este é um exemplo de inovação. Característica fundamental no empreendedorismo. Mas como saber se o que eu estou fazendo está realmente trazendo mais dinheiro para a minha empresa? Essa ação compensa?

Para fazer essa análise, é preciso ter um rígido controle da contas a pagar e a receber. Um software, como o ZeroPaper, pode facilitar a sua gestão financeira. Com os relatórios fornecidos por esse sistema, fica mais fácil analisar os resultados do seu negócio.

Aproveitando a oportunidade

Vai um chocolatinho aí? Foi assim que começou a Cacau Show do empreendedor Alexandre Tadeu da Costa, com venda de chocolates porta a porta. Alexandre tinha a necessidade de auxiliar nas despesas da casa, e por isso revendia os chocolates de uma indústria.

Ele viu a oportunidade de empreender, quando vendeu 2000 ovos de chocolate de 50 g e uma semana antes da Páscoa descobriu que a fábrica com a qual trabalhava não vendia ovos de chocolate de 50 g.

Para não perder a clientela, Alexandre pediu o equivalente a 500 dólares a seu tio e comprou os produtos para preparar os ovos de chocolate em casa. Como ele não sabia fazer chocolates, procurou uma senhora que os fazia, a qual se tornou a primeira funcionária da Cacau Show, que hoje fatura mais de 500 milhões de reais, possui 5 fábricas e mais de 1000 lojas espalhadas por todo o Brasil.

Seja persistente

Histórias de sucesso como estas podem servir de incentivo para o seu desejo de empreender. Mas fique atento! Essas pessoas realmente acreditaram no seu potencial e trabalharam por ele.

É preciso esforço e vontade de realizar, mesmo que as barreiras surjam ao longo do caminho. Empreender é cair e levantar, até que os tombos fiquem cada vez menos doloridos.

Artigos Relacionados