6 dicas para melhorar a relação com fornecedores

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Uma pequena empresa próspera cultiva relações sólidas e saudáveis com clientes e funcionários. Às vezes, porém, os pequenos empresários negligenciam o valor de manter relações positivas com outro componente de quem dependem totalmente: os fornecedores. Para uma empresa ter sucesso, é muito importante entender as necessidades dos fornecedores e que eles compreendam totalmente as metas e expectativas do empresário para um atendimento de qualidade ao cliente.

Uma relação sólida baseada em confiança compensa de diversas formas, como:

  • Disposição do fornecedor para ir além em uma situação com prazo apertado
  • Posição mais favorável para pedir descontos ao comprar em grandes quantidades
  • Maior probabilidade de o fornecedor indicar negócios para você

Confira a seguir seis dicas para garantir que você e seu fornecedor estabeleçam e cultivem uma relação saudável:

  1. Pague suas contas em dia

Assim como você, os fornecedores, fabricantes de produtos e distribuidores por atacado dependem do pagamento pontual de bens e serviços. Para fornecedores trabalhando com margens baixas, o fluxo de caixa é essencial. Quando você paga em dia e respeita as condições acordadas, demonstra apreciação pelas contribuições deles. Dessa forma, seus negócios atingem um status de “mais confiável” aos olhos do fornecedor. Isso será útil se for necessário pedir que o fornecedor adiante entregas ou outras solicitações especiais.

  1. Certifique-se de que o fornecedor entende sua visão e suas metas

Um fornecedor que entende sua empresa tem muito mais valor do que aqueles que apenas seguem o fluxo de pedidos. Dedique um tempo para comunicar suas metas de curto prazo e para onde você planeja levar sua empresa no futuro. Peça sugestões sobre a função que os fornecedores podem ter na realização dessas metas. Um fornecedor confiável provavelmente terá informações únicas sobre o setor e oferecerá feedback útil, o que você não encontrará em nenhum outro lugar

Mantenha seu fornecedor informado sobre atualizações planejadas de produtos ou novos lançamentos. Faça um convite para que os fornecedores participem de reuniões estratégicas ou simplesmente mostre o escritório para que eles tenham conheçam melhor os seus negócios. Considere visitar o local de trabalho deles e também aprender mais sobre como eles operam.

  1. Aponte um gerente dedicado de fornecedores

Na maioria dos casos, a relação funciona com mais eficiência quando o fornecedor tem um ponto de contato único dentro da empresa. Atribua essa função a uma pessoa e seja responsável pelas comunicações em andamento (telefone, e-mail, visitas ao local). Sob esse acordo, o fornecedor pode acessar rapidamente uma resposta para dúvidas em relação a estoque, entrega etc., em vez de perder tempo tentando localizar alguém com a autoridade para tomar uma decisão fundamental relacionada a fornecedores.

  1. Descubra o que o fornecedor precisa de você

Uma relação forte precisa ser uma via de mão dupla. Quando você entende como um fornecedor opera, o processo fica mais tranquilo. Certifique-se de que você compreende totalmente os termos de pagamento e tipos de documentação que o fornecedor exige, bem como os canais preferidos dele e os prazos de pedidos e entregas. Ajuste seus pedidos para atender essas preferências e ofereça o maior tempo de ciclo que puder para os pedidos.

  1. Quando acontecerem erros, não aponte o dedo a ninguém

Problemas ocasionais são inevitáveis no processamento ou na entrega de um pedido. Sua relação com o fornecedor será reforçada se, em vez de apontar o dedo e atribuir a culpa, seu dedicado gerente de fornecedores trabalhar com o representante do outro lado para esclarecer a situação e tomar medidas a fim de garantir que o problema não ocorra novamente.

  1. Indique um fornecedor confiável para terceiros

Quando um cliente em potencial indicado por você entra em contato com o fornecedor, a lealdade deste com sua empresa se torna ainda mais forte. Essa é uma maneira de concretizar sua apreciação pelos serviços do fornecedor e é provável que ele retribua o favor no futuro com uma indicação.

As empresas que veem os fornecedores como parceiros, em vez de apenas outra necessidade operacional, contam com uma vantagem competitiva no mercado. Graças à relação desenvolvida, elas podem contar com os fornecedores para oferecer os melhores acordos de preços e em períodos de demanda elevada do cliente. Nessas situações, todos saem ganhando.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados