5 dicas para criar uma apresentação de negócios arrasadora

0
SHARES

Artigo escrito por Marcus Daniels*

Eu assisto centenas de apresentações de negócios por ano e, com frequência, vejo empreendedores surpreendentes trabalhando em projetos novos e interessantes. Porém, devido a abordagem que usam, eles têm pouco sucesso na tarefa de garantir investimentos para suas ideias. Levantar fundos pode ser uma das atividades que mais demanda tempo do CEO de uma startup. Por isso, saber como se destacar entre tantas apresentações é parte essencial da primeira etapa. Você pode ter o melhor produto ou plano de negócios mas, se não se concentrar na sua abordagem de levantamento de fundos, acabará correndo sem sair do lugar e fazendo pouco progresso.

Veja aqui cinco dicas rápidas que aumentarão as suas chances de ser notado por investidores em potencial:

1: Antes da apresentação, pesquise sobre o investidor que deseja atrair

Todos os investidores têm um foco, um estágio e uma tese que orientam suas decisões. Com muita frequência, vejo empreendedores fazendo apresentações para investidores que não se interessam por aquele tipo de negócio, setor de atividade ou estágio do projeto. É uma grande perda de tempo para os dois lados.

LEIA TAMBÉM: Conceitos de marketing fundamentais para o empreendedor

Em vez de aplicar a abordagem de “atirar para todos os lados” em suas apresentações para obter investimentos, destaque-se na multidão pesquisando as empresas e as pessoas com quem irá falar. Encontre contatos confiáveis na sua rede que tenham relação com os investidores que deseja atrair e, assim, consiga uma apresentação favorável que mostre a eles que você fez a lição de casa.

2: Comece com uma apresentação relâmpago personalizada

Uma apresentação relâmpago de 60 segundos bem realizada será decisiva para a sua relação com um investidor em potencial. Você será ignorado se o investidor não entender os fundamentos do problema que você está resolvendo. Mantenha a simplicidade: explique o problema, como você o solucionará e por que isso é importante neste exato momento. Para realmente se destacar, incorpore a pesquisa sobre o investidor para personalizar a sua apresentação e mostrar que você sabe não somente com quem está falando, mas também o motivo dele ser a opção perfeita para investir na sua oportunidade.

3: Conte uma história visual rápida ou mostre seu produto

Nunca envie um plano ou uma apresentação de negócios aos investidores às cegas. Um sumário executivo visual de uma página ou um link para o perfil no site AngelList são suficientes para oferecer uma visão geral sucinta a um investidor em potencial. A maioria das apresentações de investimento não deve ter mais do que dez slides visuais para definir a oportunidade e deixar o investidor animado para se aprofundar nos negócios. Melhor ainda, nada fará com que você se destaque mais do que um investidor ver pessoalmente o seu produto ou a sua solução em ação.

LEIA TAMBÉM: Veja como usar o Facebook para divulgar sua empresa

4: Destaque a sua equipe e o seu entusiasmo

Quem investe nos estágios iniciais financia pessoas, não empresas. Quase todas as decisões de investimento iniciais não se tratam do produto ou mercado. Certifique-se de destacar por que você tem a equipe certa para buscar essa oportunidade e por que estão entusiasmados com isso.

5: Sempre encerre com perguntas e com as próximas etapas

Lembre-se de que o objetivo dessa apresentação de negócios é conseguir uma reunião de acompanhamento em vez de fechar o negócio imediatamente. Comece definindo o que você deseja e não tenha medo de mencionar um valor específico de financiamento e um prazo. Sempre informe um caminho até a próxima etapa, o que pode fazer com que o investidor em potencial se comprometa com a próxima reunião ou experimente o seu produto.

Siga essas cinco dicas ao abordar investidores e terá muito mais chances de se destacar na multidão e fazer uma apresentação de sucesso.

* Marcus Daniels é investidor e há mais de 20 anos vem auxiliando o desenvolvimento de startups no Canadá e nos Estados Unidos. Atualmente é CEO do fundo de investimentos Highline.