Os 6 principais desafios financeiros do profissional liberal

0
SHARES

Ser um profissional liberal tem muitas vantagens: flexibilidade de tempo, poder gerenciar os compromissos de acordo com sua agenda, ter a possibilidade aceitar ou rejeitar os trabalhos que forem mais ou menos convenientes e saber que quanto mais trabalhar, maiores serão os rendimentos.

Por outro lado, essa liberdade traz algumas responsabilidades e preocupações que não existiriam se você trabalhasse como empregado em alguma empresa. Existem muitos desafios para aqueles que optam por gerenciar um negócio próprio sozinho e é sobre eles vamos falar no post de hoje. Continue lendo para saber quais são os principais desafios que um profissional liberal enfrenta e como solucioná-los!

Encontrar dinheiro para começar a investir no negócio

Independentemente do tipo de negócio, é sempre necessário ter algum investimento inicial para começar a funcionar. É importante pensar nos custos que o início de um empreendimento envolvem, porque muitas pessoas se esquecem dessa parte e acabam se endividando demais antes mesmo de começar a trabalhar.

LEIA TAMBÉM: Contabilidade tributária ajuda a pagar menos impostos

Registre todos esses custos, como o da abertura da empresa, contador, computador, cartões de visita, conta de internet, celular para ligar para cliente etc. Com essas informações, será possível calcular quanto dinheiro é necessário para se manter operante e gerir suas finanças de maneira mais correta.

Definir preços de produtos e serviços

É melhor cobrar mais barato que a concorrência para atrair clientes, ou estabelecer um preço que você acha justo para o seu produto ou serviço e saber que vai levar um tempo até os outros entenderem o valor do seu trabalho? Tudo depende da sua estratégia e de como funciona o seu segmento de atuação.

Mantenha em mente, porém, que estabelecer um preço muito baixo também pode ser bastante prejudicial para os negócios. Para definir qual será sua margem de lucro sobre o serviço ou produto, defina primeiro quais são todos os custos para desenvolvê-lo. Assim você saberá se o retorno será suficiente.

Conseguir economizar dinheiro para investir

Ser um profissional liberal muitas vezes significa ter meses de muito trabalho e outros, nem tanto. Por isso, ter um plano para economizar dinheiro para investir, seja no próprio negócio, ou para alcançar um objetivo pessoal a longo prazo, é bastante importante. Guarde um valor, mesmo que pequeno, do que receber pelos serviços prestados ou produtos vendidos para essa finalidade.

Cobrar pagamentos de clientes

Seria ótimo ter um profissional disponível para cobrar pagamentos de cliente, não é mesmo? Essa é uma tarefa realmente chata, mas que muitos profissionais liberais precisam encarar. Pense em uma abordagem objetiva, mas respeitosa com o cliente, e não tenha vergonha de cobrar por um serviço prestado ou por um produto. Faz parte do negócio!

Gerenciar o tempo

A máxima “tempo é dinheiro” é particularmente válida para o profissional liberal. Quanto maior sua produtividade, maiores são as chances de aumentar seu rendimento. Por isso, é importante saber gerenciar o próprio tempo, mesmo que sua agenda seja bastante flexível e inconstante. Tente organizar seu calendário por semana, deixando espaços abertos para eventuais compromissos de última hora.

Gerir as finanças por conta própria

Esse é um dos grandes desafios do profissional liberal. Não fazer a gestão financeira do seu negócio — ou fazê-la de maneira incompleta — pode ter sérias consequências, como falta de controle do que é recebido, que pode levar à perda o prazo de vencimento das contas e, assim, à necessidade de pagar juros e se endividar.

LEIA TAMBÉM: Veja 7 dicas para quitar suas dívidas

Para fazer a gestão das finanças do seu negócio, duas dicas importantes: separar as finanças pessoais das finanças da empresa, para não haver confusão; e fazer o fluxo de caixa, para ter controle sobre as entradas e saídas. Se você sentir que precisa de uma ajuda extra nesse aspecto, uma boa opção também é contar com softwares que ajudem a administrar suas finanças com mais sucesso, como o QuickBooks ZeroPaper!