MEI: conheças os principais benefícios de um software financeiro

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Pequenas medidas para informatizar o negócio certamente podem ajudar na dinamização da gestão e acelerar a tomada de decisões. Apesar dos Micro Empreendedores Individuais (MEI’s) possuírem uma rotina financeira menos atribulada, ter domínio das finanças é fundamental para o crescimento e a consolidação no mercado.

Confira, neste post, os principais benefícios de se implementar softwares financeiros e gerenciais na rotina do seu micro empreendimento.

A importância da informatização

É muito comum encontrarmos microempreendedores que fazem negócios apenas por necessidade, isto é, para complementar a renda familiar.

A consequência disso, na maioria dos casos, é que o empreendimento é tocado de forma amadora, sem que haja um controle da clientela, das contas a receber e a pagar, ou até mesmo dos lucros líquidos obtidos.

A informatização é uma forma para ordenar todos os processos internos e externos do negócio, dando abertura para que o MEI realize, por exemplo, um cadastro dos seus clientes, com programas específicos para a sua área de atuação. Ou apure melhor suas finanças, o que vai refletir diretamente na sua postura e nas ações que tomará para aprimorar sua gestão.

Programas de controle financeiro

Fluxos de caixa, relatórios, gestão de estoques, boletos bancários. Ferramentas de gestão financeira, como as oferecidas pelo Zeropaper, não são apenas indispensáveis para os micro e pequenos empreendedores, mas podem ser a chave para o sucesso.

Para que você consiga ampliar as proporções do seu negócio, o MEI deve ser capaz de realizar projeções e estimativas a respeito dos seus rendimentos presente e futuros.

Com os fluxos de caixa, por exemplo, você será capaz de avaliar se o negócio consegue se manter lucrativo e se despesas e receitas apresentam um equilíbrio favorável ou se são sazonais.

Com as análises das despesas fixas e variáveis, pode precificar seus produtos de maneira mais apropriada, garantindo a satisfação do cliente e reduzindo custos desnecessários. Se não tomar essas medidas, fica muito difícil elaborar planejamentos para o futuro do empreendimento.

Formas de pagamento diversificadas

Muitos microempreendedores acabam perdendo excelente oportunidades de negócios apenas por não facilitarem o pagamento dos clientes.

Contar com softwares que emitam boletos bancários, ou até mesmo com tecnologias mais avançadas, que aceitam outras formas de pagamento, certamente contribuirão para o crescimento da sua empresa.

Hoje, existem programas que se ligam diretamente aos celulares e viabilizam as vendas feitas por cartão de crédito. Inclusive, algumas instituições bancárias oferecem esse serviço diretamente, bastando que o empreendedor entre em contato com a gerência.

Lembre-se que a falta de planejamento financeiro já é a causa para que aproximadamente metade das empresas brasileiras fechem as portas após três anos de funcionamento, segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE).

Por serem negócios mais embrionários, os MEI’s precisam adquirir uma cultura gerencial para lidar com a sua rotina e enfrentar a concorrência mais profissionalmente.

Você já utiliza softwares de gestão nos seus negócios? Conheça agora mesmo os serviços oferecidos pela Zeropaper. Entre no nosso site e confira!

Artigos Relacionados