É autônomo? Veja 5 erros que atrapalham suas atividades

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Errar é algo completamente normal em qualquer ambiente de negócios, mas para os profissionais autônomos os erros têm um peso maior: podem significar a diferença entre se manter saudáveis financeiramente ou terem de desistir do sonho de empreender. Pensando nisso, nós separamos alguns dos erros que mais os afetam e vamos mostrar como evitar cada um. Vamos lá!

Esquecer que existe vida fora do trabalho

Como trabalhar por conta geralmente envolve fazer o próprio horário, é preciso definir um período de expediente, porque é muito fácil se deixar levar pelas atividades que tem de cumprir e passar dos limites, deixando a vida pessoal de lado.

Quando esse comportamento ocorre, ele afeta a vida pessoal e diminui o rendimento. A fim de evitar isso, estabeleça limites claros para impedir que a sua vida se resuma a trabalhar. Mais do que definir um horário de expediente, como já dissemos, separe tempo para realizar atividades físicas, passear com a família e descansar.

LEIA TAMBÉM: É autônomo? Veja como definir metas de trabalho

Falta de planejamento e organização financeira

Outra ideia equivocada é de que não há necessidade de se planejar e organizar financeiramente para ter sucesso como autônomo. Com isso, os profissionais usam todo o dinheiro que entra como se fosse um salário e acabam sem forças para fazer o negócio progredir.

Preocupação com problemas financeiros tira o sono de qualquer um. Assim, separe o orçamento pessoal do profissional e calcule bem os custos operacionais da sua atividade (equipamentos, alimentação, visitas a clientes etc). Daí, faça uma reserva para evitar problemas mais tarde.

Não dar atenção aos detalhes

Como autônomo, lembre-se de que você também é empreendedor, e todo empreendimento precisa se atentar para os detalhes que satisfazem o consumidor. Mas, enquanto uma organização maior tem uma base mais ampla de clientes, de recursos e pessoas dedicadas a diferentes áreas, o profissional que atua por conta está sozinho na hora de identificar e corrigir essas falhas.

Com isso em mente, observe bem o que atrai ou afasta o seu público e responda a perguntas como: de que modo os clientes me encontram? Existe alguma reclamação recorrente por parte deles? O que torna o atendimento bom para o consumidor? Depois disso, tome medidas práticas para incorporar o que aprendeu em seus serviços.

Deixar de se atualizar

Já teve de lidar com pessoas que confiam apenas na experiência para realizar um trabalho? É claro que isso conta muito, mas a falta de atualização é um erro que pode custar caro, à medida que novas soluções vão surgindo no mercado e, com elas, outros métodos de completar os serviços.

Procure saber como a sua área de atuação está avançando: o que está sendo deixado de lado, quais são as novas opções que estão surgindo, como trabalhar com elas e como explicar essas mudanças para o cliente. Tudo isso mostra o quanto você é comprometido e capacitado para resolver qualquer problema que surgir, da melhor forma possível.

LEIA TAMBÉM: Como usar o Facebook para divulgar sua empresa

Mau controle do tempo

Se você não controlar bem o tempo que tem disponível, vai ficar muito complicado manter um ritmo de trabalho produtivo e conseguir lucros satisfatórios. Além disso, quando o cliente percebe essa dificuldade em se organizar ele pode desconfiar da sua capacidade de realizar o trabalho. Em vez disso, mantenha uma rotina constante, que o permitirá completar cada atividade sem problemas, e nunca aceite mais do que consegue lidar.

Seguir essas dicas pode salvar os profissionais autônomos de grandes problemas e ajudá-los a trabalhar com qualidade, fazendo o que gostam, com uma boa expectativa para o futuro. Afinal, se os erros pesam mais para eles, os acertos podem ter um efeito positivo ainda maior, trazendo grandes recompensas para todo o trabalho duro.

Information may be abridged and therefore incomplete. This document/information does not constitute, and should not be considered a substitute for, legal or financial advice. Each financial situation is different, the advice provided is intended to be general. Please contact your financial or legal advisors for information specific to your situation.

Artigos Relacionados

6 vantagens de virar um profissional autônomo

Se você tem vontade de trabalhar como profissional autônomo, temos uma lista…

Leia Mais

Organização empresarial: o sucesso do seu negócio começa na sua agenda

Ter um negócio próprio não significa viver estressado, em função do trabalho.…

Leia Mais

3 mitos e verdades sobre fluxo de caixa para pequenas empresas

É bem comum que o pequeno empreendedor tenha dúvidas sobre como fazer…

Leia Mais