Veja 5 dicas para quem quer trabalhar de casa

0
SHARES

Trabalhar de casa pode ser extremamente recompensador, e muitos profissionais estão adotando esse método, ao contrário do que se fazia há alguns anos, onde todos tinham uma sala comercial. Porém, apesar dos muitos benefícios, existem também alguns fatores em que é preciso ficar atento para ao máximo esse ambiente. Veja algumas dicas que o ajudarão a tirar o máximo proveito de poder trabalhar de casa!

Defina um horário de expediente

Trabalhar de casa sem definir um horário pode ser um problema, pois você acaba ficando refém do serviço. Isso causa um desgaste desnecessário e perigoso, que pode aos poucos matar a produtividade e aumentar o estresse.

LEIA TAMBÉM: É autônomo? Veja como definir metas de trabalho

Em vez disso, estabeleça um horário e o siga todos os dias. Esse horário vai depender de vários fatores, como a sua área de atuação e os momentos em que você é mais produtivo.

Separe o espaço de trabalho do restante da casa

Não precisa ser um ambiente muito grande, mas é bom reservar um espaço adequado para realizar suas atividades profissionais. De preferência, escolha um lugar reservado em que você possa trabalhar confortavelmente com tranquilidade e concentração.

Também não é necessário colocar muita mobília ou decoração carregada, apenas o que tiver utilidade no dia a dia. O mais importante ao montar essa área é criar um ambiente apropriado, sem muitas distrações e interferência do cotidiano da família.

Organize bem sua rotina

Parte do atrativo de trabalhar de casa pode estar na ideia de ter mais liberdade para cumprir os objetivos definidos, mas sem uma rotina bem organizada aquilo que parece um benefício pode facilmente virar um pesadelo.

Por isso, organize sua rotina diária e semanal, separando tempo da semana para marcar reuniões, ler emails, conquistar novos clientes, etc. Só não se esqueça de encaixar esse planejamento dentro do horário de expediente mencionado na dica anterior.

Estabeleça prioridades

Dentro da organização da sua rotina, faça uma análise de todas as tarefas que precisa cumprir, o tempo disponível para cada uma e então defina as prioridades. Realizar essa triagem logo no início da semana ou de cada dia vai facilitar muito o andamento das coisas e o cumprimento de prazos.

Depois de saber quais são as tarefas mais importantes ou urgentes, dedique tempo a elas antes de fazer coisas secundárias. Uma boa opção seria deixar o período da manhã para esse tipo de demanda, já que a sua mente está mais tranquila para resolver problemas e ainda há tempo durante o dia caso algo saia errado.

Evite distrações

Uma das maiores dificuldades de quem trabalha em casa é lutar contra as distrações, até porque quando estamos no ambiente familiar é mais fácil surgirem assuntos domésticos querendo atenção. Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais muitas empresas e profissionais relutam em investir no home-office.

LEIA TAMBÉM: 7 coisas que todo autônomo deve saber sobre finanças

O lado bom é que nesse ponto, tendo seguido as dicas anteriores, você já estará em boa vantagem quanto a isso. Basta manter a disciplina e continuar focado no objetivo que tem pela frente e, quando você menos esperar, será hora de encerrar o dia.

Trabalhar de casa, apesar de ser uma excelente oportunidade, pode se tornar complicado sem as ações certas para garantir que tudo ocorra tão bem como em um ambiente convencional de negócios. Sem dúvida, seguir essas dicas vai ajudar você a ser mais feliz e produtivo enquanto faz o que gosta.