Veja dicas para organizar seu orçamento doméstico

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Organizar o orçamento doméstico é mais difícil do que muitas pessoas imaginam. No entanto, é justamente nas contas de casa que está a maioria dos problemas relacionados a finanças pessoais hoje em dia. Deixamos de economizar, gastamos com supérfluos e não procuramos evitar desperdícios. As contas acabam saindo do controle e fica difícil sair do vermelho. Quer diminuir gastos em casa e ainda aprender a organizar seu orçamento? Confira nossas dicas.

Coloque todos os gastos na ponta do lápis

De nada adianta você querer diminuir gastos se não sabe exatamente quanto gasta, com o que gasta e quando gasta. Coloque todas suas despesas na ponta do lápis, desde as mais significativas, como aluguel e condomínio, até as mais variáveis, como supermercado e lazer. Ao final, você terá um “retrato” de suas despesas e poderá verificar se sua renda é suficiente para cobrir todos esses gastos. Caso contrário, é necessário alterar alguns hábitos para economizar mais e readequar seu orçamento.

LEIA TAMBÉM: Veja 4 bons motivos para criar um fundo de reserva

Analise as melhores opções de transporte para você e sua família

Ainda que você não esteja no vermelho, é sempre bom poder economizar onde for possível. Uma dessas oportunidades de economia é o meio de transporte que você e sua família utilizam. Com o aumento de impostos e da gasolina, os custos para a manutenção de um carro, ainda que na garagem, estão cada vez mais altos. Será que suas contas se beneficiariam de mais viagens de ônibus e a pé no dia a dia? Será que tomar um táxi não seria mais econômico do que ter um carro à disposição? Para te ajudar nessa conta, confira o site Carro Monstro e descubra quanto você efetivamente gasta com seu veículo.

Economize água e eletricidade

Pode parecer insistência, mas nunca é demais reforçar: é sempre possível economizar água e eletricidade em casa. Seja no banho, com chuveiradas mais curtas, seja no simples ato de apagar a luz de ambientes que não estão em uso na casa, você deve se atentar para essas oportunidades de economia. Compre eletrodomésticos mais eficientes e desligue os aparelhos da tomada toda vez que sair de casa.

Participe das reuniões de condomínio

Quer saber como reduzir as taxas de condomínio? Participe das reuniões e opine sobre a gestão de seu dinheiro! São nessas ocasiões que avaliam-se a necessidade de obras, de aumentos de taxa, da contratação de novos funcionários para o prédio, entre outras coisas. Não deixe de participar desses debates e garanta que seu dinheiro terá bom uso.

Priorize gastos

Se você deseja economizar para uma viagem ao final do ano, talvez não seja a melhor hora para trocar de carro, muito menos renovar o guarda-roupas. Procure priorizar seus gastos de acordo com sua efetiva necessidade, realizando compras à vista. Assim, você não se endivida excessivamente e garante as compras que realmente importam.

Em vez de sair todo final de semana, receba seus amigos em casa

Um dos maiores gastos de qualquer orçamento pessoal é aquele feito fora de casa, em momentos de lazer, onde tudo é mais caro e convidativo ao consumo. Que tal diminuir as saídas e promover mais encontros em sua casa? Além de ter um ambiente mais confortável para você e seus amigos, será possível economizar com comida e bebida. Seus amigos também agradecem!

Artigos Relacionados