Por que devo investir em uma marca para a minha empresa?

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Pense rápido: do que as pessoas mais lembram quando pensam na sua empresa? Os produtos e serviços? Atendimento? Localização? Uma loja agradável? Suporte e pós-venda? O nome da empresa? A divulgação? Aquela coisa (ás vezes) bonita que estampa sua fachada, seus produtos e seus meios de divulgação, que você define como sua (logo)marca?

É importante ter uma boa marca, adequada para os meios de divulgação, que transmita dos valores da empresa e que seja única e distinguível das demais. O problema é que… tudo que nós citamos ali em cima e outras coisas mais são a marca da sua empresa!

Como assim? Minha marca não é só o símbolo com o nome da minha empresa?

Exatamente!

Espera aí, estou meio confuso…

Ok, vamos explicar. Existe a noção de que marca é a representação gráfica/simbólica de uma entidade, e que é feita para identificar e distinguir de outras entidades. A partir desse conceito, tudo que é produzido de material gráfico leva a marca para identificar a entidade à qual aquilo pertence.

Porém, vamos pensar por um segundo, e supor que sua empresa tem o melhor atendimento da região, e seus clientes te indicam para os amigos por causa desse atendimento. Isso também distingue a sua empresa das demais.

Ou então, ela oferece um serviço que nenhum concorrente consegue imitar. Ou sua loja tem um visual único e uma forma diferenciada de atender. Isso também a distingue das demais. Lembra de todos os itens que citamos lá em cima?

Pois é… se você faz tudo aquilo de forma diferenciada, prestando atenção no que os seus clientes desejam e oferecendo-lhes a melhor experiência possível, sua marca torna-se mais forte e valorizada.

A partir disso, concluímos que a marca da sua empresa contém todo meio de contato da sua empresa com seu cliente. Essa concepção deve estar presente desde a concepção da empresa, a fim de que o design da marca tenha como foco a experiência do usuário (branding) com sua empresa, e não somente a identidade visual. Ela torna-se peça fundamental de um bom plano de marketing, do qual falaremos mais na semana que vem.

Um bom gerenciamento financeiro dá a você mais liberdade para oferecer o melhor a seus clientes e tornar sua marca mais forte. Faça sua conta no QuickBooks ZeroPaper e traga a gestão financeira inteligente para sua marca… Ah, sim… quase esquecemos. É marca ou logomarca? Deixemos que a Interbrand responda. 🙂

Em tempo: conheça mais sobre o Big Brand Theory, o trabalho experimental de Ewan Yap de minimalismo/reducionismo em marcas consagradas.

Artigos Relacionados