O seu marketing dá um retorno positivo

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Muitas empresas fazem suas ações de marketing pelo método de tentativa e erro. Se as vendas subirem, ótimo! Caso contrário, tentam outra estratégia sem entender por que a primeira deu errado. No entanto, é preciso medir os resultados de cada campanha para alcançar o retorno que o seu negócio precisa para crescer. Por isso, hoje vamos ver métodos que podem ser usados para medir o retorno de uma ação de marketing e criar uma campanha sustentável e eficiente!

Como posso medir o retorno das ações de marketing?
O primeiro passo para criar um bom planejamento de marketing é definir claramente quais são os objetivos e o público alvo que a sua campanha pretende atingir. Esses objetivos têm que ser mensuráveis, para facilitar o monitoramento dos resultados.

Por exemplo, podemos ter um objetivo de longo prazo como um maior reconhecimento da sua marca, ou de curto prazo como alcançar um maior volume de vendas, conquistar novos clientes, entre outros.

Alguns desses resultados só podem ser medidos por uma pesquisa de mercado, como o de reconhecimento de marca. Outros, podem ser rastreados individualmente.

Uma ideia, é fazer uma pesquisa com cada novo cliente para saber por qual meio de divulgação ele ficou sabendo da empresa. Assim, podemos descobrir qual meio de marketing é o mais eficiente e qual não está dando o retorno esperado.

Quanto você gasta para atrair cada cliente?
Um bom meio de saber se a sua campanha de divulgação é financeiramente sustentável é descobrir qual é o valor médio que a sua empresa gasta com marketing para atrair cada novo cliente. Isso é possível acompanhando o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

O CAC é calculado somando os (Custos de marketing de um certo período) dividido pelo (número de clientes adquiridos nesse período). Por exemplo: Se sua empresa investiu 500 reais em publicidade e conseguiu 10 novos clientes nesse período, seu CAC foi de 50 reais por cliente.

Se esse valor estiver mais alto do que o valor que você lucra com cada um desses clientes, você deve optar por campanhas de marketing mais baratas para adequar seus gastos.

Faça as contas
Mesmo em pequenas empresas, ter um plano de marketing ativo é essencial para dar vida ao seu negócio. Mas, se você não sabe se seu plano de marketing está dando retorno, a chance de estar fazendo errado é muito grande! Não cometa esse erro!

Para te ajudar a controlar os gastos com marketing uma boa dica é fazer uma gestão financeira rigorosa. O ZeroPaper pode te ajudar nessa missão. Com ele, você tem um programa financeiro online mais simples que uma planilha.

Gostou das nossas dicas? Então curta nosso blog e continue acompanhando para receber mais ideias! Abraço! 🙂

Artigos Relacionados