O que é taxa de conversão e como posso otimizá-la?

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Na área de marketing, uma conversão ocorre quando o cliente realiza uma ação desejada. Essa ação pode ser assinar uma newsletter, fazer o download de um folheto ou, na melhor das hipóteses, fazer uma compra. Uma taxa de conversão é, então, uma avaliação de quantos clientes responderam a um convite para realizar uma ação.

Veja um exemplo: digamos que você preparou um e-mail anunciando seu novo produto ou serviço e incluiu o link de uma página de inscrição para uma avaliação gratuita de 30 dias. Você enviou o e-mail a um grupo de 100 clientes em potencial. Desses 100, 20 clicaram no link. Sua taxa de conversão do e-mail é de 20%.

LEIA TAMBÉM: Alguns conceitos de marketing que você precisa conhecer

Quanto mais clientes responderem, mais alta será a taxa de conversão. Como você pode aumentar a taxa de conversão? Confira a seguir algumas práticas recomendadas:

Concentre-se nas pessoas certas.

Se você inventar um novo dispositivo que permita aos animais de estimação passearem sozinhos e enviar um e-mail para pessoas que não possuam animais, sua taxa de conversão será muito baixa. Portanto, não importa se você está lançando um novo produto ou atraindo pessoas para seu site: direcione suas estratégias para pessoas que realmente podem se beneficiar de seus serviços.

Simplifique.

Se você deseja que seus clientes façam algo, facilite ao máximo a vida deles. Deseja que eles cliquem em um link? Torne o link claramente visível e não coloque outros links na página (para evitar confusões). Deseja que eles preencham um formulário? Quanto menos campos o formulário tiver, maior será a probabilidade de seus clientes o preencherem. Facilidade e simplicidade podem aumentar muito suas taxas de conversão.

Seja convincente e atraente.

A filosofia de marketing “build it and they will come” (construa, e eles virão) raramente dá certo. Por isso, todas as suas comunicações com os clientes devem ser cuidadosamente pensadas e bem executadas. Seus clientes devem se identificar com sua apresentação e suas estratégias devem ser fortes e convincentes. Seja claro e específico sobre como seu serviço ou produto pode solucionar um problema ou dar resultados. Quanto melhor for a conexão com sua audiência, mais altas suas taxas de conversão serão.

LEIA TAMBÉM: Veja como usar o Facebook para divulgar sua empresa

Teste e analise.

Profissionais de marketing e engenheiros têm algo em comum: ambos estão sempre avaliando e experimentando novas possibilidades para conseguir um resultado melhor. Um bom profissional de marketing cria duas ou mais versões de algo (um e-mail, por exemplo), envia cada versão para uma pequena amostra da lista de distribuição e compara os desempenhos obtidos. As versões com os melhores desempenhos são enviadas para a lista de distribuição completa, e seus elementos são incorporados nos futuros de e-mails. Pense nisso como a evolução do marketing na prática.

Não se preocupe se as taxas de conversão não estiverem altas logo no início. Conforme você for conhecendo melhor os seus clientes, desenvolvendo mensagens de marketing mais convincentes e testando diferentes abordagens, suas taxas de conversão aumentarão, assim como seus lucros.

Artigo escrito por Patrick Icasas. Patrick é escritor freelancer e consultor de marketing canadense. Já escreveu para uma variedade de empresas sobre assuntos como marketing digital, software para empresas e gestão de projetos. Siga Patrick no Twitter em @patrickicasas.

 

Artigos Relacionados