5 dicas de Marketing de guerrilha para sua empresa

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Não é de hoje que as táticas e estratégias militares ganham suas versões no mundo empresarial. Entre os mais conhecidos está o marketing de guerrilha, derivado da estratégia militar de mesmo nome. Em seu contexto original, esse termo se refere à tática de guerra na qual os combatentes se movem com extrema rapidez, mas normalmente com poucos equipamentos e muita agilidade para ataques surpresa. Nesses casos, a tropa costuma ter pouco investimento e muito conhecimento do local da batalha.

Assim como nos combates militares, no marketing de guerrilha a história não é diferente. Essa estratégia de comunicação envolve o tipo de ação que acontece sem investimentos muito altos, e em geral, com uma duração de tempo mais curta, mas o suficiente para atrair bastante atenção do público-alvo. Elas costumam dar certo e chamar atenção, e é por isso que hoje nós vamos falar aqui sobre 5 dicas de marketing de guerrilha que podem ajudar a sua empresa.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas de marketing digital para profissionais liberais

Marketing de guerrilha com baixo orçamento

A surpresa costuma ser o principal diferencial de uma ação de marketing de guerrilha, já que o objetivo é justamente chamar muita atenção para o tema. No entanto, existem alguns detalhes que costumam estar presentes em ações de guerrilha e que possivelmente poderão auxiliar sua empresa em novas ações de marketing. Portanto, se sua empresa tem um orçamento de marketing mais limitado, preste atenção nas dicas abaixo para sua empresa.

Conexão online e offline

Ações de guerrilha costumam gerar conteúdo espontâneo na internet, especialmente nas redes sociais. Investir em ações que conectem o ambiente offline com o online costuma trazer um resultado de marketing e um alcance ainda maior para ações que poderiam antes ser limitadas ao espaço físico onde estão localizadas.

LEIA TAMBÉM: Como usar o Facebook para divulgar a sua empresa

Analogia com situações do cotidiano

Muitas ações de guerrilham exploram locais muito frequentados e situações do cotidiano das pessoas — como esperar o ônibus. Isso porque o objetivo é gerar um grande impacto, e é justamente quando as pessoas estão executando uma tarefa que você pode chamar a atenção para um benefício decorrente de seu produto ou serviço.

Provocação

Algumas iniciativas de marketing de guerrilha trabalham com a provocação do usuário, investindo em ações que tiram as pessoas do lugar-comum, as fazem pensar e refletir sobre determinado assunto. Ou seja, provocações que cutuquem as pessoas. Quanto mais suas campanhas forem provocadoras, mais conteúdo espontâneo vai ser gerado, e tanto maior será o alcance da sua campanha.

LEIA TAMBÉM: Veja alguns conceitos de marketing que você precisa conhecer

Criatividade

Nesse ponto não há muito o que falar: ação de marketing tem que ter criatividade. Para uma ação de marketing de guerrilha, a criatividade é ainda mais importante, já que o objetivo é impactar as pessoas. Se o orçamento da sua empresa é mais curto, a hora é de abusar da criatividade.

Análise de risco

Apesar de o marketing sempre ter a melhor das intenções, boas ideias podem dar errado na hora da execução, e isso pode acontecer com ações de marketing de guerrilha. Por isso antes de executar qualquer iniciativa de marketing, mesmo que seja uma das mais criativas, pense também no que pode dar errado.

O marketing de guerrilha pode trazer excelentes resultados para empresas de quaisquer tamanhos, mesmo aquelas com orçamentos mais limitados. Agora que você já sabe o que caracteriza o marketing de guerrilha, chegou a hora de usar essas dicas para o marketing da sua empresa.

Gostou do artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças e marketing para pequenas empresas.


Artigos Relacionados