Gestão de redes sociais: 4 erros que devem ser evitados

4
SHARES

Investir em redes sociais deixou de ser algo opcional há muito tempo. Para saber lidar com o novo modelo de clientes que o mercado tem mostrado, é preciso estar nas redes e saber se comunicar muito bem com eles. No entanto, nem todas as empresas sabem como fazer essa gestão de redes sociais da forma certa: existem alguns erros muito comuns e primários que podem minar o seu relacionamento com os clientes e, por isso, precisam ser urgentemente evitados.

No post de hoje, vamos falar quais são esses erros e mostrar como fugir deles. Acompanhe:

1 - Cadastrar-se em todas as redes sociais

Um dos erros mais comuns é ter cadastro em todas as redes sociais disponíveis na internet. Apesar de parecer uma atitude que vai gerar mais resultado, isso é na verdade desperdício de esforços.

Você precisa conhecer o seu público o suficiente para saber em quais redes sociais ele realmente está e, a partir daí, investir na gestão das redes que realmente fazem sentido para o seu negócio. Faça uma pesquisa mais agressiva e entenda onde o seu público está — e foque apenas em estar nos mesmos lugares que ele.

LEIA TAMBÉM: Veja como usar o Facebook para divulgar sua empresa

2 - Apagar comentários negativos

Apesar de parecer que comentários negativos nas redes sociais serão catastróficos para o seu negócio, apagar esses relatos é ainda mais perigoso. Normalmente, a pessoa que faz um comentário negativo se preocupa o suficiente para acompanhar a reação da empresa em relação a ele. Por isso, se ele for apagado, é mais um motivo para queimar o nome da sua empresa no mercado.

No caso de receber comentários negativos, o certo é respondê-lo educadamente. Se for algum problema que o cliente teve, responda o comentário pedindo desculpas e avise que o chamará no chat privado para resolverem a situação. Chame-o e foque sempre em solucionar o problema. Em alguns casos, o cliente antes insatisfeito se torna um fã da marca pela agilidade e praticidade para solução dos problemas.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas de marketing de guerrilha para divulgar sua empresa

3 - Postar fotos pessoais no Instagram da empresa 

Cuidado para não misturar as redes sociais do negócio com a sua vida pessoal. É comum vermos empresas de pequeno porte cometendo esse erro. É importante não misturar a sua imagem profissional com a vida pessoal, e isso significa não postar fotos pessoais nas redes sociais; não colocar opinião política ou religiosa nas páginas sociais, etc.

4 - Tentar usar as redes para vender

Um dos primeiros reflexos ao entrar nas redes sociais é pensar que é mais um canal para trabalhar o aumento de vendas da empresa. Esqueça essa ideia! As redes sociais são ferramenta de relacionamento com o cliente e precisam ser tratadas como tal.

Claro que é possível que compras sejam realizadas nesse ambiente, mas esse não pode ser o principal objetivo. Elas são fundamentais para ouvir as considerações dos clientes e ajudá-los a resolver os problemas.

Estar nas redes sociais é uma grande oportunidade para as empresas. No entanto, é preciso ter cuidado para não cometer erros que podem destruir a imagem do seu negócio. Tenha cuidado ao separar o pessoal do profissional e aprenda a usar as redes para focar em ajudar os clientes e prospects com dúvidas e reclamações.

LEIA TAMBÉM: Alguns conceitos de marketing que você precisa conhecer

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.