Endomarketing: veja o que é e como fazer

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

O endomarketing é uma importante ferramenta para gestão de RH, dentre seus principais benefícios, podemos destacar: melhoria no desempenho dos funcionários, redução de indicadores de turnover e absenteísmo, atração e retenção dos melhores profissionais.

Por isso, essa é uma ferramenta cada vez mais usada nas organizações — mesmo naquelas de menor porte. Afinal, todos querem otimizar o desempenho de suas equipes de trabalho e, assim, atingir suas metas e objetivos organizacionais.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então continue lendo nosso conteúdo. Hoje vamos falar dessa incrível ferramenta e de como aplicá-la no dia a dia do seu negócio. Boa leitura!

  • Entenda, de uma vez por todas, o que é endomarketing

Quando falamos em marketing é provável você pense nos clientes da sua empresa e em uma dezena de estratégias diferentes para fazê-los consumir seus produtos. Esse é o marketing tradicional, voltado exclusivamente para o público externo.

Porém, hoje, o marketing também se preocupa com outro público: o interno — você não leu errado.

O marketing interno, como também é conhecido, é uma estratégica de marketing focada nos funcionários da empresa. Seu principal objetivo é fazer com que todos estejam perfeitamente alinhados à missão e visão da instituição. Garantindo, assim, o sucesso do empreendimento.

Além disso, essa ferramenta também tem como objetivo otimizar a comunicação interna, engajar o time de trabalho, atrair e reter bons profissionais, fazer dos funcionários verdadeiros defensores da marca e melhorar o clima organizacional.

  • Como implementar essa ferramenta em seu negócio

Agora vamos dar algumas dicas de como fazer endomarketing dentro da sua empresa, tornando seus funcionários ainda mais fiéis a sua marca. Essas são dicas práticas, porém você também pode contar com a ajuda de um especialista — fica a seu critério.

  1. Crie uma identidade para sua empresa

A declaração de missão, visão e valores de uma empresa é uma importante ferramenta para definir sua identidade. Já parou para pensar que as maiores empresas do mundo possuem essas declaração, não é por acaso. Invista algumas horas do seu dia, se possível com sua liderança, para desenvolver uma boa declaração. Ela deve ser desafiadora, mas não impossível.

  1. Desenvolva um propósito inspirador

Você concorda que todo mundo gosta de fazer parte de coisas realmente relevantes? Tenha certeza que seus funcionários também. Enquanto o único objetivo da sua empresa for o de ganhar dinheiro, você não irá inspirar seus colaboradores. Além disso, dificilmente conquistará a preferencia dos profissionais talentosos do mercado. Pense bem, qual o propósito da sua empresa? A Coca-cola, um exemplo, existe para refrescar o mundo em mente, corpo e espírito.

  1. Valorize seus funcionários

Esse é o ponto mais importante, valorizar os integrantes da sua equipe. Para muitos isso é apenas mais uma despesa, mas certamente você não pensa assim. Há muitas formas de valorizar seu time, alguns exemplos são: planos de carreira, cursos e palestras, recrutamento interno, bons feedbacks, incentivos financeiros ou, simplesmente, um elogio ao trabalho.

  1. Garanta que todos se sintam parte do time

Um grupo de pessoas é muito diferente de um time, pois não há o total comprometimento de todos os seus integrantes. Assim, é fundamental desenvolver esse sentimento de pertencimento na empresa. Para isso, vale investir na comunicação interna, eventos institucionais ou até mesmo em um happy hour ao final do expediente — com moderação.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados