4 dicas de vendas imperdíveis para aumentar o lucro da sua empresa

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Toda atividade econômica vende algo, sejam produtos ou serviços. Uma empresa de consultoria financeira, por exemplo, vende a expertise em lidar com dinheiro e investimentos, enquanto uma loja de calçados vende sapatos, tênis, chinelos e acessórios. Algumas lojas de varejo oferecem produtos e serviços diversificados, enquanto outras se especializam. São dinâmicas de trabalho diferentes, mas como dito, o objetivo final é o mesmo: vender.

Portanto, uma das melhores formas de conseguir aumentar os lucros é vender mais. Para te ajudar nisso, separamos abaixo 4 dicas de vendas para que sua empresa possa melhorar seus resultados e aumentar a lucratividade. Confira!

Defina seu público-alvo

O primeiro passo para aumentar as vendas é saber definir bem seu público-alvo — o que, inclusive, é importante até para conseguir colocar as próximas dicas em prática. Isso significa conhecer o cliente que está disposto a adquirir seu produto ou serviço, entendê-lo e voltar suas estratégias de venda e marketing para ele. Um e-commerce de moda masculina, por exemplo, não irá alcançar muito se fizer sua estratégia voltada a um público que não se importa com a aparência.

Definir o público-alvo da sua empresa também ajuda a saber se o seu potencial de mercado é suficiente para mantê-la. Por isso, este é um importante passo para aumentar os lucros.

Realize promoções

Realizar promoções é uma excelente forma chamar a atenção do cliente, despertar seu interesse e, assim, aumentar os lucros e aproximar o público-alvo da sua empresa. Para isso, é preciso ter atenção a 2 coisas: primeiro, é preciso ser estratégico com o que se coloca em promoção — dê preferência aos produtos que estão há mais tempo no estoque, por exemplo, e que podem aproximar o cliente de produtos de consumo constante. Além disso, também é fundamental levar o público-alvo em consideração.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas de marketing digital para sua empresa

Tenha um diferencial

Empresas que têm um diferencial de mercado têm muito mais chances de se destacar e, assim, conseguir mais clientes. E se engana quem pensa que é preciso estar de olho nas inovações para se destacar (apesar de isso também ser importante)!

O diferencial da sua empresa pode ser um excelente atendimento, a especialização em uma área ou produto, uma qualidade superior, entre outras coisas. Qualquer que seja ele, é preciso identificá-lo e investir nesse aspecto, pois é isso o que irá destacar a companhia da concorrência e aumentar suas vendas.

Crie programas de fidelidade

Uma das estratégias mais usuais e certeiras para aumentar as vendas é criar programas de fidelidade para clientes, que dão vantagens ao cliente regular. Para que ele se sinta ainda mais motivado e próximo da empresa, também é uma boa oferecer recompensas contínuas.

Pequenos descontos exclusivos, brindes em determinadas compras, pontuação para trocar por produtos, atendimento diferenciado são bons exemplos de o que pode ser oferecido nesses programas. O objetivo é demonstrar que, quando o cliente se importa com sua empresa, ela se importa ainda mais com ele.

Com essas 4 dicas de vendas, já é possível traçar melhores estratégias para vender mais. Porém, para não ver todo esse esforço cair por terra e garantir o aumento do seu lucro, confira também as nossas dicas para fazer um bom controle de vendas!

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.

Artigos Relacionados