Como usar o Facebook para divulgar minha empresa?

7
SHARES

A maior rede social do mundo é também um terreno fértil para pequenas e médias empresas que desejam alcançar seu público.

De acordo com Patrick Hurby, diretor responsável pelas micro e pequenas empresas que utilizam o Facebook na América Latina, metade de todas as empresas brasileiras deste porte já apostam no canal para se relacionar com seu público e potencializar seus negócios.

Os mais de 91 milhões de usuários brasileiros da rede fazem do canal um espaço nobre para a divulgação e consolidação de marcas e através das ferramentas do Facebook para empresas garantem também uma resposta satisfatória às estratégias marketing digital. Essas, quando bem implementadas, ganham força de um público ativo, engajado e pronto para divulgar qualquer empresa que saiba lhe cativar.

LEIA TAMBÉM: 5 estratégias para atrair clientes nas redes sociais

E você, já utiliza o Facebook para alavancar seus negócios? Veja neste post como fazer isso!

Comece com uma Fan Page

O começo de tudo nesta rede é ter uma Fan Page. Esta é, sem dúvida alguma, a melhor ferramenta que o Facebook oferece para pequenas e médias empresas. E não existe segredo para montar uma. Através do seu próprio perfil na rede você poderá acessar, no canto direito superior, a opção “criar uma página”. Depois disso, é só seguir uma sequência simples que vai da escolha do perfil da página (empresarial, entretenimento, marca ou produto) até a segmentação do público pretendido.

Nossa dica aqui é: aproveite o espaço de descrição da sue empresa para trabalhar algumas palavras-chave importantes para o seu negócio. E, claro, opte por uma descrição curta e direta, que diga realmente o que sua empresa faz. Inserir seu site e telefones para contato também é essencial.

Crie conteúdo de qualidade para seu público na rede

Mais do que ter uma página, é preciso criar conteúdo de qualidade para seu público no canal e, claro, manter uma frequência de postagens. Aliás, se você não estiver disposto ou não puder cuidar disso é melhor nem começar, afinal, pior que não ter uma Fan Page é tê-la e não atualizá-la ou não interagir com seus contatos nela. Esse descaso pode manchar a imagem da sua empresa e dar ao público uma impressão de que você não está assim tão preocupado com ele.

Por outro lado, com um pouquinho de dedicação, você poderá publicar materiais muito atrativos e engajar seu público de uma maneira extremamente positiva para seu negócio. Um simples post pode render centenas de curtidas, comentários e compartilhamentos, ampliando a visibilidade da sua marca na rede e, claro, aumentando diretamente suas possibilidades de negócios!

LEIA TAMBÉM: Veja alguns conceitos de marketing que você precisa conhecer

E para conquistar tudo isso, você precisará se colocar no lugar dos seus fãs e criar conteúdos realmente interessantes para eles. Comece avaliando como a concorrência faz isso, como as grandes empresas utilizam o canal, que tipo de posts geram mais engajamento e, se for o caso, ouse fazer enquetes com seu público. Ele mesmo poderá te dar dicas valiosas do que deseja ver na página!

Aposte nos anúncios patrocinados do Facebook Ads

E se você já está produzindo conteúdo de qualidade para o canal, aposte sem medo na divulgação desse material. O próprio Facebook te dá as melhores ferramentas para isso.

Através do Facebook Ads, por exemplo, você poderá criar campanhas pagas para divulgar tanto os conteúdos da sua Fan Page quanto seus produtos, promoções ou mesmo conduzir o público ao site da sua empresa. A grande vantagem desse tipo de anúncio é que eles podem ser segmentados de acordo com o público que você pretende alcançar e, o melhor, têm um ótimo custo-benefício.

O sistema de pagamentos Pay Per Click garante que você estabeleça um orçamento máximo para cada anúncio e, claro, pague apenas por clique recebido. Você também poderá acompanhar através das estatísticas do Facebook Ads dados como alcance e número de conversões de cada campanha.

Tem conteúdo em vídeo? Não deixe o Facebook Vídeo Ads de lado!

Versatilidade é a palavra número um quando pensamos nas possíveis formas que uma empresa pode utilizar o Facebook para alavancar seus negócios. Algumas apostam na rede como vitrine para seus produtos (há até quem venda por lá, no contato inbox), outras, como restaurantes, atendem a pedidos delivery e o que não faltam são salões de beleza e profissionais autônomos, como massagistas, consultores e prestadores de serviço agendando atendimentos por lá.

Mas, para além dessas formas um tanto quanto inusitadas de aproveitar a rede, é possível ampliar o valor de uma empresa criando vínculos emocionais diretos com o público na mesma. E a mais recente ferramenta do Facebook para empresas, o Facebook Vídeo Ads, pode te ajudar nisso.

Através dessa ferramenta, sua você poderá divulgar conteúdo em vídeo (que pode ser um anúncio ou um vídeo institucional, por exemplo) de forma totalmente segmentada no canal. Assim como no Facebook Ads, com o Vídeo Ads você poderá estipular um orçamento máximo para cada campanha e, claro, pagará apenas por visualização. Além do vídeo, você poderá incluir no anúncio uma mensagem de texto e também uma chamada para a ação. Ela poderá levar o usuário tanto para o site ou blog da sua empresa, quanto para o link de um produto ou mesmo para sua Fan Page.