Quatro coisas que você precisa fazer para lançar seu site

por Equipe QuickBooks

4 minutos de leitura

Estabelecer uma presença sólida na Web é essencial para qualquer empresa em expansão.

Com tantas e diferentes plataformas disponíveis, não há razões para você não ter seu próprio espaço na Internet. Há muitas chances de errar quando se está desenvolvendo um novo site, por isso, vale a pena garantir que você fez tudo certo. Confira a seguir quatro prioridades na sua lista de tarefas a serem realizadas antes de publicar o site do seu negócio.

  1. Mapeie sua estratégia de conteúdo

Para direcionar o tráfego para um novo site, você precisa preenchê-lo com conteúdo de alta qualidade. Se você estiver somente publicando páginas de produto ou postagens de blog sem prestar muita atenção à elaboração de conteúdo focado no seu público, provavelmente não vai obter muitos acessos. Identificar seu público-alvo torna muito mais fácil encontrar uma estratégia de conteúdo viável e garante que as informações que você está colocando no site têm o máximo de relevância. Por exemplo, guias, tutoriais e postagens em forma de lista mostram aos seus leitores que você é alguém que resolve problemas, e não um vendedor importuno.

Após conseguir fisgar a atenção do seu público-alvo – seu cliente ideal –, o próximo passo é aperfeiçoar sua presença on-line. Sem dúvidas, você quer mostrar que sabe do que está falando, mas usar um linguajar difícil ou técnico pode afastar os clientes. Em geral, a melhor opção é uma abordagem de conversação, e manter a consistência é essencial. Mantenha o mesmo tom em todas as postagens, tanto se você as escrever quanto se terceirizar essa tarefa. Usar infográficos, podcasts ou postagens de vídeo de vez em quando é uma boa maneira de deixar o conteúdo sempre atraente.

  1. Aperfeiçoe o SEO

Se você não sabe o que é SEO (ou otimização de mecanismos de busca), vamos a uma aula rápida: em termos simples, isso significa otimizar seu site usando palavras-chave para que ele seja facilmente indexado e bem-classificado por vários mecanismos de busca na Web. Quando clientes potenciais estão procurando por uma palavra ou frase específica on-line, a chance de seu site aparecer nos primeiros resultados é muito maior se essas mesmas palavras já estiverem incorporadas no seu conteúdo. Se não tiver certeza do que as pessoas estão procurando, o Planejador de palavras-chave do Google Adwords pode fornecer algumas informações sobre quais palavras-chave estão recebendo mais atenção.

Recomenda-se distribuir as palavras-chave estrategicamente por todo o site para maximizar o potencial de maior visibilidade. Inclua-as em todos os títulos de página e na descrição meta, bem como no URL da página. Se incluir imagens nas postagens do seu blog, elas também devem ter tags apropriadas. Incorpore as palavras-chave nas postagens e em todas as páginas de conteúdo no site. Por fim, tente não usá-las em excesso. Repetir a mesma ou um grupo de palavras (conhecido como “sobrecarregamento de palavras-chave”) pode ter o efeito oposto se fizer com que um mecanismo de busca identifique seu site como spam.

  1. Gere um buzz inicial

Mídia social é uma das ferramentas mais eficientes para expandir sua base de clientes. Usar esses sites é uma ótima maneira de começar a criar publicidade antes de lançar seu novo site. Se você ainda não criou perfis para seu negócio no Twitter, Facebook, Google+, Pinterest, LinkedIn ou Instagram, está ignorando alguns recursos extremamente valiosos. Mesmo que você ainda não esteja ativamente fazendo marketing por meio dessas plataformas, recomenda-se criar uma presença nelas para que os clientes que as frequentam tenham a maior quantidade possível de oportunidades para interagir com a sua marca.

Se você já é um especialista em mídias sociais, aproveite toda e qualquer oportunidade para divulgar seu novo site. Por exemplo, se estiver usando o Facebook para se conectar com os clientes, você pode criar um evento para notificá-los quando o site será publicado. Uma simples postagem no Twitter avisando seus seguidores que grandes novidades estão por vir atrai o interesse deles e faz com que fiquem mais atentos a atualizações futuras.

  1. Resolva os bugs

Seu site pode ter um design excelente e um conteúdo incrível, mas tudo isso será inútil se ele não tiver a funcionalidade básica. Uma das coisas mais importantes a serem feitas antes de publicar o site é realizar uma verificação de bugs minuciosa para garantir que tudo está funcionando corretamente. Isso inclui testar seus URLs, garantir que as páginas estão sendo redirecionadas para o local correto, verificar se as imagens estão carregando corretamente e testar o RSS feed.

Se o site inclui formulários de contatos ou assinatura, verifique também se os dados estão sendo transmitidos corretamente e se as mensagens de resposta automática estão sendo enviadas. Confira se os botões das mídias sociais estão configurados corretamente, assim como todos os links internos e externos incorporados nas suas postagens do blog ou páginas de conteúdo. Por último, visualize o site em navegadores diferentes para ver se são compatíveis e se o design funciona em dispositivos móveis.

Artigos Relacionados