Como fazer seus visitantes on-line apertarem o botão Comprar

por Equipe QuickBooks

4 minutos de leitura

Não importa quantos visitantes vêm até seu site: se não fizerem uma compra antes de ir embora, seus esforços de marketing terão sido em vão. No entanto, há algumas etapas que podem ser seguidas para incentivar os visitantes a comprar. Confira cinco maneiras de atualizar seu site para aumentar a taxa de conversão.

  1. Certifique-se de que a oferta de produtos é clara

Deixe sua oferta de produtos bem clara, para que os clientes não tenham dúvidas que os impeçam de realizar a compra. Como os possíveis compradores não podem tocar o produto fisicamente, você terá que fornecer todos os detalhes necessários para que eles decidam comprar. Por exemplo, se você vende camisetas, deve fornecer informações sobre o tipo de tecido, as opções de tamanho, a tabela de medidas, o corte e o modelo, as opções de cor, as instruções de cuidado e o preço. Também é necessário mostrar a camiseta de ângulos diferentes e permitir que os visitantes possam ampliar a imagem para ver os detalhes dela. Se uma camiseta está em promoção, não se esqueça de mostrar o preço original comparado ao preço de venda. As páginas de produto no site da marca J. Crew são um excelente exemplo de como dar aos possíveis compradores todas as informações necessárias para tomar uma decisão.

  1. Crie um senso de urgência

Quando os consumidores veem uma oferta por tempo limitado, pode ser que façam uma compra que a princípio não fariam porque sentem que sairão perdendo se não agirem imediatamente. Por exemplo, um teste A/B tentou determinar se a taxa de conversão para uma loja de vestuário feminino popular aumentaria se um cronômetro regressivo fosse adicionado à oferta que dava aos compradores entrega no dia seguinte por tempo limitado. O site que incluía um cronômetro regressivo teve um aumento de 8,6% em conversões. Para criar um senso de urgência no seu site, você pode incluir um cronômetro regressivo, oferecer uma promoção por tempo limitado, um número limitado de produtos ou ofertas do dia.

  1. Estabeleça sua confiabilidade

As pessoas não compram de um site em que não confiam. Por isso, seu site deve inspirar confiança. Os compradores de primeira viagem, em particular, não sabem se você protegerá suas informações de cartão de crédito, manterá seus dados pessoais privados ou realmente entregará o que for pedido. Felizmente, há algumas etapas que podem ser realizadas para inspirar essa confiança tão necessária. Comece tornando-se acessível. Os compradores querem saber se, quando eles têm um problema com o pedido, poderão entrar em contato com você. Por isso, exiba suas informações de contato em uma área fácil de encontrar no seu site. Em seguida, mostre que outras pessoas confiam em você postando depoimentos e sinais sociais em suas páginas. Os depoimentos de clientes dizem para os visitantes que outras pessoas usaram seus produtos e ficaram satisfeitas com eles. Por outro lado, os sinais sociais do Twitter, Facebook e Google+ podem passar confiança quando os visitantes veem quantas pessoas curtiram, seguiram ou se tornaram membros do seu site. Por fim, um site também deixa os visitantes tranquilos quando exibe selos de garantia. Para exibir esses selos no seu site, você deve comprar produtos de um acreditador que fará seu site mais seguro ou ganhá-los por seguir determinados padrões. Alguns dos selos mais conhecidos são emitidos pelas organizações Better Business Bureau, Norton Secured, GeoTrust, TRUSTe e McAfee SECURE.

  1. Não confunda os clientes

Quando os clientes encontram um item que desejam comprar, a última coisa que você quer é que se distraiam ou fiquem confusos com muitas opções. Por exemplo, quando eles procuram pelo botão “Adicionar ao carrinho” ou “Comprar agora”, podem facilmente se distrair diante de muitas opções de, por exemplo, botões para se inscrever na newsletter, vários widgets sociais ou links para outras áreas do site. Todos têm sua importância. No entanto, eles nunca devem competir com o botão Comprar em uma página de produto. Em vez disso, oriente os clientes para o botão Comprar fazendo com que ele se destaque na página com uma cor contrastante e uma fonte maior.

  1. Deixe as políticas da sua loja bem claras

Uma das maneiras mais rápidas de perder clientes – e de receber péssimas avaliações on-line – é se recusar a aceitar devoluções quando o cliente presume que você o fará. Para evitar decepcionar clientes, expresse claramente suas políticas no site. Para dar aos clientes todas as chances de revisar suas políticas antes de fazer uma compra, poste-as na sua página de perguntas frequentes e coloque lembretes de “Política de devolução fácil” e “Garantia de dinheiro de volta” em todo o site, se oferecer essas opções. Algumas das áreas que você deve abordar na política da sua loja incluem envio, devoluções, bem como o que os clientes devem fazer se precisarem encomendar peças para o produto ou se desejarem substituir um produto com defeito.

Os consumidores de hoje em dia têm uma grande variedade de lojas de comércio eletrônico para escolher onde comprar. Faça com que mais visitantes se convertam em compradores usando as técnicas descritas aqui.

Artigos Relacionados