Quer driblar a crise? Veja 4 maneiras baratas de divulgar sua empresa

5331
SHARES

Em uma crise econômica, é comum que o gestor considere cortar os custos. Afinal, fatores como a queda do poder de compra do consumidor, a inflação e a alta do dólar influenciam diretamente não só nos resultados, como nas finanças como um todo. Acontece que, muitas vezes por inexperiência, o empreendedor acaba cortando o orçamento de áreas fundamentais para o negócio. E um dos setores mais afetados, infelizmente, é o marketing.

É preciso entender de uma vez por todas que o marketing é um investimento, não um custo. Assim como em qualquer aplicação, o objetivo final das estratégias na área é melhorar os resultados da empresa. Claro, para o pequeno empresário, nem sempre é possível investir em ações complexas e custosas. No entanto, hoje, existe uma série de alternativas viáveis e, o melhor de tudo, com um excelente retorno.

Confira a seguir 4 maneiras baratas de divulgar sua empresa:

Mídias sociais

Nossa primeira dica são as mídias sociais. Essa pode ser uma excelente forma de se aproximar do seu público e humanizar a marca, compartilhando conteúdo e reagindo aos comentários dos seguidores.

Mas para ter uma página no Facebook ou um perfil no Instagram é fundamental ter proatividade, já que as postagens, normalmente, precisam ser diárias.

LEIA TAMBÉM: Como usar o Facebook para divulgar sua empresa

Links patrocinados

Outra estratégia bastante recomendada para quem quer apostar no marketing, mas tem poucos recursos, são os links patrocinados.

São anúncios feitos em sites de busca, como o Google. Basicamente, a empresa compra um pacote de créditos, com valores que podem variar de acordo com a quantidade de palavras-chave selecionadas. Na medida em que o usuário acessa a página da empresa, esses créditos são descontados.

Em outras palavras, o ROI (Retorno sobre o Investimento) desse tipo de estratégia é excelente, uma vez que você paga exatamente pelo que vai receber — os acessos.

LEIA TAMBÉM: Veja 4 erros a serem evitados nas redes sociais

Marketing de conteúdo

Outra estratégia muito interessante e que pode ser usada em conjunto com as mídias sociais. A ideia é criar um conteúdo relevante em algum blog ou newsletter da empresa, que terá como público o próprio consumidor. Assim, aos poucos, a empresa se torna uma autoridade na sua área de atuação, afinal, se tornará uma referência sobre o assunto que domina.

É importante ressaltar que se você pretende investir nesse tipo de estratégia, é fundamental criar um conteúdo de qualidade, que realmente possa ajudar o seu público.

LEIA TAMBÉM: Veja por que sua empresa deve ter uma estratégia de conteúdo

Programas de fidelização

Os programas de fidelização funcionam não só para a divulgação da empresa, mas, principalmente, para engajar os clientes mais ativos. Normalmente, é feita uma tabela de pontos, que são conquistados à medida que o consumidor efetua suas compras. Ao atingir determinada pontuação, ele poderá fazer uma troca por promoções ou brindes da própria empresa.

Lembre-se de que clientes fidelizados costumam comprar muito mais do que clientes novos. Além disso, eles promovem a empresa de maneira espontânea, no famoso marketing boca a boca. Por isso, esse tipo de estratégia é sempre bem-vinda para divulgar sua empresa!

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas.