Como usar caixas pop-up para aumentar as assinaturas de e-mail

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

por Susan Payton

Muita coisa mudou desde os primórdios dos pop-ups em páginas da Web. Inicialmente, eram anúncios chamativos que rapidamente aprendemos a ignorar. Mas agora há uma nova geração de pop-ups, projetados para incentivar os leitores a se inscreverem em newsletters por e-mail, com uma eficácia que pode surpreender você. Os números variam caso a caso, mas as caixas pop-up podem aumentar as taxas de conversão em 1.000% ou mais. Veja algumas diretrizes a seguir se você quer começar a usar os pop-ups de assinatura de e-mail no seu site.

Comece com a ferramenta certa de pop-up

Há várias ferramentas para ajudar a projetar, gerenciar e testar pop-ups no seu site.

Brett Farmiloe, fundador da Markitors, afirma que sua empresa usa o HelloBar para coletar endereços de e-mail de visitantes no seu site. A barra discreta de 50 pixels no cabeçalho do site proporciona uma taxa de conversão de 5 a 10%.

“Ela é gratuita (com o branding do HelloBar) e, além de coletar endereços de e-mail, você pode usá-la para direcionar os visitantes para seus canais de mídia social e obter mais tráfego para um URL específico”, diz Farmiloe.

Você também pode usar plug-ins do WordPress se seu site foi desenvolvido nessa plataforma. David Waring, cofundador e editor do FitSmallBusiness.com, recomenda o plug-in OptinMonster. A conta básica custa US$ 49 por ano.

“O OptinMonster permite ter pop-ups específicos para páginas individuais, o que é fundamental para nossa estratégia. Minha dica número um para gerar mais adesão aos e-mails é usar os pop-ups”, afirma Waring.

Às vezes, uma combinação de ferramentas gera resultados melhores, como no caso de Justin Kerby, cofundador da agência de marketing digital CAVE Social. Ele usa dois aplicativos gratuitos da SumoMe.

“O Scroll Box é exibido aos visitantes do seu site depois que eles rolam até uma determinada parte do site e oferece uma chamada para ação direta”, afirma Kerby. “Você pode personalizar a ferramenta como desejar. O List Builder também é uma ótima ferramenta. Ele permite bloquear conteúdos e oferecê-los aos visitantes em troca das informações deles”. Juntas, essas ferramentas ajudaram Kerby a aumentar em dez vezes a lista de e-mails da CAVE Social.

Ofereça opções de conteúdo aos assinantes

Cada pessoa que visita seu site é única, com seus próprios interesses, de modo que oferecer somente um tipo de newsletter pode minar seus esforços. Para Rob Manning, gerente de marketing de conteúdo da Offerpop, oferecer conteúdo relevante é a chave para impulsionar as assinaturas.

“Ofereça ao público opções de tipos de newsletters com base nos produtos ou nas mensagens que eles preferem”, afirma ele. “É melhor disponibilizar conteúdo de newsletter relevante e específico para o público certo.”

Chame-os quando estão prestes a sair

Apresentar um pop-up assim que alguém entra no site pode ser irritante. Brittany Berger, supervisora de conteúdo digital da eZanga.com, sugere que é melhor que o pop-up apareça depois que um visitante tenha rolado até uma determinada parte da página ou após um determinado número de segundos na página. Ela afirma que se você apresentar o pop-up mais tarde, ele não interferirá tanto na experiência do usuário.

Otimize os pop-ups para dispositivos móveis

Se você já começou a tornar seu site amigável para dispositivos móveis, mas negligenciou os pop-ups, pode estar perdendo assinantes em potencial. É essencial se certificar de que seus pop-ups foram otimizados para funcionar corretamente em dispositivos móveis, com botões de “fechar” e “enviar” fáceis de encontrar, de acordo com Michael Kahn, proprietário da Frog Stone Media.

“Não somente os sites estão perdendo assinantes”, afirma Kahn, “mas eles estão perdendo visitantes devido a uma experiência frustrante”.

Faça uma oferta irrecusável

As pessoas são mais dispostas a compartilhar seus endereços de e-mail quando recebem algo em troca. Dependendo do seu negócio, considere oferecer um download gratuito, uma consulta, amostra do produto, avaliação de serviço ou outro brinde a quem se inscrever na sua newsletter.

“Ofereça algo atrativo em troca do endereço de e-mail”, recomenda Tammy Lenski, fundadora da Myriaccord LLC. “Eu ofereço três folhetos para download que fizeram sucesso entre os clientes e leitores do blog.”

Artigos Relacionados