Foco no cliente é fundamental, diz André Macedo no CONAREC

por Equipe QuickBooks

1 minutos de leitura

André Macedo, country manager da Intuit Brasil, participou na tarde desta terça-feira (13/09/16) como palestrante do CONAREC (Congresso Nacional das Relações Empresa-cliente), realizado em São Paulo. O painel “Unicórnios no Brasil: mito ou realidade” debateu o atual cenário de startups no Brasil e como ele está relacionado ao cenário do Vale do Silício, região que é referência mundial na área. Também participaram do evento André Alves, diretor-geral do Decolar.com; Lucas Vargas, CEO da VIVAREAL; e Tiago Dalvi, CEO da Olist.

Em sua participação, Macedo se mostrou otimista sobre o atual cenário. “Ainda há muito o que fazer. Mas temos boa tecnologia e, principalmente, preocupação com o cliente. Isso é algo que está no DNA do empreendedor brasileiro”, avaliou.

Macedo, que também fundou a startup ZeroPaper, adquirida pela Intuit, falou ainda sobre a importância do processo de aceleração de startups. “A fase da ZeroPaper na aceleradora 21212 foi fundamental. Com a orientação deles, montamos nosso planejamento financeiro e com isso foi mais fácil para nós obter aportes de investidores-anjo”, disse. Para Macedo, as informações sobre investimentos em startups existem, mas ainda são restritas a um pequeno grupo. “As perguntas que mais ouço em eventos são sobre como conseguir o primeiro capital para a montagem do negócio”, afirmou.

André Alves, do Decolar.com, comentou a dificuldade de empresas de fora em atuar no Brasil. “O Brasil é um país muito grande e com muitas peculiaridades. Isso dificulta muito para uma empresa de fora chegar aqui e se consolidar, sem uma compreensão da realidade local”.

Criado há 14 anos, o CONAREC é um evento que discute as relações entre clientes e empresas. Neste ano, o evento traz mais de 180 palestrantes. Mais detalhes podem ser obtidos no site do evento.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre finanças para pequenas empresas. 

Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos de interesse dos empreendedores.


Artigos Relacionados