Como o ERP pode ajudar a sua microempresa

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Com o avanço da tecnologia nunca foi tão fácil integrar as operações de um negócio e, com isso, alcançar e otimizar resultados. Se no passado existiam problemas de comunicação entre setores, prejudicando, assim, o crescimento das microempresas, hoje, com o suporte de ferramentas e softwares como o ERP tudo ganha velocidade.

O que é ERP?

O Enterprise Resource Planning (ERP), que em tradução livre significa o Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema de informática que cuida das operações dos negócios no dia a dia como, por exemplo, fluxo de caixa, vendas, impostos, pagamento de contas e faturamento.

Resumindo: o ERP é aquela ferramenta (quase mágica) responsável por reunir as informações gerenciais de todos os setores de um negócio, como contabilidade, recursos humanos e vendas. Ele automatiza processos e descomplica a gestão empresarial, tornando tudo mais prático e integrado em um lugar só.

ERP para microempresas

Ao contrário do que acontece nas grandes empresas que, ao implantar o ERP, precisam gastar com consultoria, servidores locais, compra de licenças e TI, hoje, já são oferecidas no mercado ferramentas com preços superacessíveis para facilitar a vida e o trabalho dos microempresários.

Vantagens em levar ferramentas de Planejamento de Recursos Empresariais para o seu negócio

  • Menos burocracia e mais agilidade para o controle dos processos internos, como o monitoramento de entradas e saídas do caixa.
  • Ganhar tempo para focar em atividades estratégicas e importantes para o crescimento do negócio.
  • Dizer adeus às trabalhosas planilhas e ter todo o controle financeiro de sua microempresa em suas próprias mãos.
  • Com ferramentas de ERP, como o QuickBooks ZeroPaper, você pode criar, personalizar e enviar para os clientes boletos personalizados em poucos minutos.
  • Ter à sua disposição todos os registros da contabilidade do seu negócio, o que facilita, ainda, a apresentação desses documentos para órgãos como a Receita Federal.

Como escolher um ERP?

O primeiro passo para a escolha do melhor ERP para o seu negócio é avaliar quais são as facilidades que ele oferece. Nesse momento é importante verificar se a ferramenta precisa de instalação, onde e quando pode ser acessada, se oferece proteção para os dados da sua microempresa e se possibilita o monitoramento de receitas e despesas.

No caso da ferramenta de fluxo de caixa online QuickBooks ZeroPaper, é possível contar com diferentes recursos sem precisar instalar as ferramentas em seu computador. Basta fazer sua inscrição, ou baixar o aplicativo, e aproveitar vantagens como o controle do fluxo de caixa através de relatórios financeiros, monitoramento de receitas, despesas e lucros, criação e envio de Notas Fiscais Eletrônicas, emissão de boletos e facilidades na área da contabilidade.

Leia também: 3 segredos do controle financeiro empresarial de sucesso.

Artigos Relacionados