Descubra como o conceito de carreira líquida está mudando o mercado

por Equipe QuickBooks

3 minutos de leitura

Neste artigo entrevistaremos Estefânia Barsante, psicóloga, coach de carreira e possui MBA com foco em Empreendedorismo. Estefânia trabalha há muitos anos com gestão de pessoas e em sua trajetória trabalhou em grandes empresas, startups e também adora empreender.

O que é carreira líquida?

Estefânia Barsante: Carreira Líquida não é uma nova profissão. É uma nova forma de entender o que é trabalho e se relacionar com ele.

Para começo de conversa, “trabalho” não é somente o que fazemos em troca de dinheiro. Ele tem um impacto muito maior, é um modo de colocar nossa identidade no mundo, pelo que fazemos e como fazemos – e construir a vida que queremos viver.

Este novo tipo de carreira, sem um formato engessado, se constrói no mundo que vivemos hoje, de mudanças constantes, onde as relações com as empresas se tornaram transitórias – a chamada Modernidade Líquida, teorizada pelo sociólogo Zygmunt Bauman.

E já que tudo muda o tempo todo (inclusive nós mesmos), não faz mais sentido ficar 30 anos na mesma empresa, fazendo a mesma coisa. Ou ficar preso ao que escolhemos estudar na faculdade. As possibilidades são muito maiores (dentro de empresas ou empreendendo) e, por isso, é possível ter uma trajetória autêntica, com a nossa cara.

Buscamos um trabalho prazeroso, queremos gostar das atividades que fazemos (se não de todas, da maioria). Queremos um trabalho com significado, ou seja, que esteja em sintonia com nossos valores e objetivos.

Qual a diferença entre a carreira líquida e a carreira tradicional?

E.B.: A grande diferença é que na carreira tradicional, o foco está na empresa, no caminho que ela desenha (e impõe) para os funcionários. Neste contexto, ser bem-sucedido é (somente) ter promoções, aumentos salariais, uma sala grande, etc.

Enquanto na carreira líquida, o foco está no indivíduo e no que ele quer. Na trajetória única que construiu, suas experiências e habilidades, não somente nos cargos. E o sucesso vem do que é importante para cada um, seja Qualidade de vida, Bons relacionamentos, ser Referência na área e, até mesmo, Dinheiro e Status.

A pegadinha é que numa mesma empresa, num mesmo cargo, podemos ter uma pessoa em uma carreira tradicional ou líquida, a diferença essencial é: Quem escolheu estar lá? Foi o indivíduo ou a empresa?

As empresas estão preparadas para esta nova forma de ver Carreira?

E.B: Como é um modelo novo, nem todas as empresas estão preparadas. Na verdade, a maioria delas, ainda espera um profissional “tradicional” que segue o caminho linear da faculdade escolhida, ou do Analista Financeiro Junior – Pleno – Sênior-etc-etc.

Se você quer ter uma carreira líquida, com a sua cara, precisa se mexer, porque ela não vem “naturalmente”.

Então, o que eu preciso fazer para ter uma carreira líquida?

E.B.: Para começar, você tem que se conhecer – Quais são suas habilidades, valores, objetivos? Que tipo de empresa ou trabalho você quer ter? Você quer empreender? De que forma?
Assim, você consegue começar a delimitar o que quer construir e tomar decisões em cima disso.

Você vai ter que se questionar, experimentar, falar com pessoas diferentes, mudar o que achava que tinha certeza.

Além disso, você terá que contar uma história, contar das experiências, projetos e habilidades que carrega.
E vai ter que se preparar. Estudar, conhecer o mercado, fazer contatos, quem sabe, até, inventar seu próprio trabalho.

E trabalhar com o coração!

Me fale um pouco sobre você, sua experiência.

Estefânia Barsante: Eu sempre procurei a tal Felicidade no trabalho. Trabalhar em um lugar em que podia ser Eu- Mesma, onde o trabalho era parte da minha identidade.
De uma busca pessoal, fui estudar o tema de ‘Felicidade no Trabalho’ à fundo.
Criei o conceito ‘Carreira Líquida’, que define como acredito que as pessoas (e empresas) podem atuar para se conectarem com seus valores, habilidades, sonhos. E umas com as outras.

Para mim, Felicidade no Trabalho é essencial. E para você?

Website: www.estefaniabarsante.com
Página Facebook: www.facebook.com/estefaniabarsantecoach
E-mail: ola@estefaniabarsante.com

Artigos Relacionados

4 dicas para otimizar a gestão de pessoas em sua empresa

A gestão de pessoas vai além de delegar atividades e cobrá-las posteriormente…

Leia Mais

5 dicas fundamentais para se tornar um empreendedor de sucesso

Como se tornar um empreendedor de sucesso? Não são só pessoas que…

Leia Mais

4 razões para usar cartões de visita

O “The Alley” é um antigo piano bar no bairro Lago Merritt…

Leia Mais