O que é o LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real)

por Equipe QuickBooks

2 minutos de leitura

Para o gestor, muitas vezes as exigências dos contadores e do Fisco parecem de outro mundo. São inúmeras obrigações acessórias, como as notas fiscais — agora eletrônicas —, as declarações, as guias de recolhimento de tributos e, é claro, os livros de escrituração. Esse último item, por sinal, acaba gerando muitas dúvidas nos empresários, pois, dependendo do modelo de tributação escolhido e do tipo de empresa, as exigências podem ser totalmente diferentes. É preciso ficar atento e contar com um bom suporte contábil.

Cada livro contábil requer uma atenção especial. Por isso, trazemos no post de hoje alguns esclarecimentos específicos sobre o LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real). É muito comum encontrarmos essa exigência entre as empresas, visto que muitas delas trabalham com o modelo de tributação para o Imposto de Renda pelo Lucro Real. Confira, logo a seguir, as principais características do LALUR!

LEIA TAMBÉM: O que é e para que serve o ISS

O que é o LALUR e quem precisa escriturar

LALUR é a sigla para Livro de Apuração do Lucro Real. Esse é um livro de escrituração de natureza fiscal. Como assim? Significa que foi criado com o objetivo de recolher informações extrafiscais, ou seja, o que interessa é saber exatamente o valor do tributo devido ao fisco. Esse livro é destinado às pessoas jurídicas que apuram o imposto de renda pelo lucro real, mesmo quando fazem isso de maneira espontânea, sem que haja uma exigência legal.

Do que o livro é composto

O livro é divido em duas partes: a primeira é destinada aos lançamentos de ajuste do lucro líquido, juntando, nessa parte, as compensações, adições e exclusões, e tem no fechamento a demonstração do lucro real; na segunda, por outro lado, temos uma destinação exclusiva ao controle de valores que não constam na escrituração comercial, mas que podem influenciar a determinação do lucro no futuro. É muito semelhante às notas de esclarecimento pertencentes a alguns livros, quando não há uma apuração contábil da informação, mas se tem conhecimento dela e dos possíveis impactos que ela pode ter.

LEIA TAMBÉM: Entenda as diferenças entre lucro real e lucro presumido

Aspectos gerais da escrituração

Alguns detalhes podem ser importantes, por isso preste atenção. O primeiro deles é o lapso temporal em que as informações devem ser apuradas. O LALUR pode ser ajustado trimestralmente ou anualmente. Isso vai depender do regime de tributação escolhido pelo contribuinte, já que existem essas duas opções para quem apura o resultado para o imposto de renda pelo Lucro Real (anual ou trimestral).

Outro detalhe muito importante é que, atualmente, o LALUR já se encontra em sua versão eletrônica. Essa é uma forma de dinamizar todo o sistema de apuração do imposto. Por fim, tome bastante cuidado: muitos empresários caem no erro de não autenticar o LALUR, já que o seu registro em qualquer órgão ou repartição é dispensado; no entanto, ele deverá conter os termos de abertura e de encerramento datados e assinados por algum representante legal da empresa ou por um contabilista habilitado, assim como a maioria dos livros contábeis.

LEIA TAMBÉM: 4 erros de gestão financeira que podem acabar com sua empresa

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook ou Twitter e veja mais conteúdo sobre finanças.

Information may be abridged and therefore incomplete. This document/information does not constitute, and should not be considered a substitute for, legal or financial advice. Each financial situation is different, the advice provided is intended to be general. Please contact your financial or legal advisors for information specific to your situation.

Artigos Relacionados

Lucro Presumido ou Simples Nacional: descubra o melhor regime para seu negócio

Pagar imposto é o tipo de assunto que grande parte dos empreendedores…

Leia Mais

Imposto de Renda: prepare-se para acertar as contas da sua empresa

É hora de “acertar as contas com o leão”. E como todas…

Leia Mais

Como funciona a retenção de impostos na nota fiscal?

Uma das coisas mais importantes para manter a gestão financeira da sua…

Leia Mais